top of page

Biblioteca Parque de Niterói oferece acervo alusivo aos 100 anos da Semana de Arte Moderna


Existem inúmeras “Dicas Culturais” nas mais variadas formas de arte pela região. Separamos a seguir algumas dessas dicas para conhecimento e participação de todos...

5 obras do acervo da Biblioteca Parque de Niterói sobre a Semana de Arte Moderna.

A Semana de Arte Moderna aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, quando intelectuais e artistas de diversas linguagens, apresentaram suas obras que como objetivo o que chamavam de “passadismo”.


O evento chocou a sociedade pela sua inovação em relação ao que existia na literatura Brasileira, mas que já ocorria na Europa, o que inspirou os modernistas.


A Biblioteca Parque indica de seu acervo, 5 obras literárias sobre a Semana de Arte Moderna, tendo em vista o mês de seu centenário:


📚 A Semana de Arte Moderna, de Neide Rezende.

No livro, a mostra os antecedentes, as propostas e a repercussão do evento, de uma perspectiva histórica multiplicidade. A ideia é gerar reflexão sobre a vitalidade do movimento e o impacto nas artes brasileiras.

📚 13 a 18 de fevereiro de 1922. A Semana de 22: Revolução Estética?, de Marcia Camargos.

Nesta obra, a autora busca uma abordagem crítica sobre a Semana de 1922, enfocando suas ambiguidades e suas conquistas, sem tirar o mérito do evento para o desenvolvimento do modernismo.

📚 Modernismo no Brasil. Panorama das Artes Visuais, Beá Meira.

A Arte-educadora apresenta um panorama dos mais de 50 anos do modernismo, através da trajetória de artistas e principais movimentos. A obra é enriquecida com biografias concisas e reproduções das obras.



📚 O Modernismo, com Org. Affonso Ávila

Neste livro, encontrados diversos ensaios de técnicas sobre vertentes e linguagens variadas do modernismo. Ângulos diferentes de interpretação de forma crítica sobre o movimento.

📚 Orfeu Extático na Metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 1920, de Nicolau Sevcenko.

O objetivo desta obra é analisar o impacto das novas tecnologias na metropolização da cidade de São Paulo. A cidade por cidade por um boom de crescimento e urbanização, que reflete em sua população, na uma identidade utópica.



Escolha seu livro e boa leitura!


Biblioteca Parque de Niterói


Funcionamento: Segunda a Sexta, das 11h às 15h Consulte o acervo em http://bibliotecasparque.alexandria.com.br

Endereço: Praça da República, S/N - Centro, Niterói - RJ, 24020-099 – Tel. (21) 2722-0493.


“São Luís dorme ao Som dos Tambores”, em Itaboraí.


Mostra de Filmes Etno-Gráficos, na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, na cidade de Itaboraí, com agendamento da visita pelo WhatsApp: (21) 98958-8727.

“A capital maranhense é embalada pelos tambores, sejam eles bo boi ou de-crioula, e quem dorme o faz ao som que atravessando a noite inteira, só ao amanhecer se atenua. Se trata da dança profana e religiosa (que nas senzalas comemorava a alforria). As belas imagens de São Luís e de diversos grupos de ação mesclam-se a pelos depoimentos sob o som dos tambores naturalmente.”

Que a nossa região respire mais cultura para que possamos a cada dia termos mais destaques em diversas formas artísticas!!!


Quer ver o seu evento cultural destacado aqui? Contato: rofa.jornalista@gmail.com

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Rofa Rogerio Araujo é jornalista, escritor (cronista, contista e poeta), professor, palestrante, filósofo e teólogo.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page