top of page

Candidaturas tomam forma em São Gonçalo

Dimas Gadelha (PT) e Altineu Côrtes devem polarizar preferência do eleitorado, replicando na cidade a disputa nacional entre Lula e Bolsonaro


Por Rodrigo Melo

Pericar, Altineu, Dimas e Poubel/Foto: Reprodução
Pericar, Altineu, Dimas e Poubel/Foto: Reprodução

O prazo para as convenções partidárias se aproxima e as candidaturas proporcionais à Câmara dos Deputados e à Alerj, que têm São Gonçalo como base política e eleitoral, vão tomando forma.


Na "Série A" da disputa, a maioria das candidaturas à Câmara Federal com chances de vitória já colocou o seu time em campo esperando apenas a homologação dos seus nomes pelos partidos até 5 de agosto.


São Gonçalo, município com mais de 650 mil eleitores, que tem nos últimos 20 anos representação desproporcional ao seu tamanho, com apenas um deputado eleito, Altineu Côrtes (PL), conta com quatro candidaturas competitivas no pleito deste ano e uma que corre por fora. Bem por fora.


Encabeçando a lista, o próprio Altineu, que preside o partido do presidente da república e do governador no estado, e tenta a reeleição tendo a máquina da Prefeitura na mão e os milhões do orçamento secreto bolsonarista como trunfo, não só em São Gonçalo, mas também em outras cidades.


Polarizando com ele, está Dimas Gadelha (PT), que vem com a força avassaladora de Lula, Freixo e dos 184 mil votos conquistados em 2020 que se transmutaram em aguerrida militância, reconhecida até pela direção nacional petista, que tem o médico sanitarista como sua principal aposta no leste fluminense.



Logo abaixo vem as outras duas candidaturas de viés de direita e com perfis bolsonaristas, que entram como participantes de menor potencial no quadrangular eleitoral final, mas ainda assim considerados competitivos.


Primeiro, o ex-vice-prefeito Ricardo Pericar (UB), que deve disputar com candidatos forasteiros os votos da direita mais raivosa da classe média, que desidratou muito de 2018 para cá, mas que ainda existe.


Ombreado com o vice-prefeito no desafio de conquistar o coração duro da reaçada de direita, num nicho nada desprezível de policiais e agregados, está o vereador e ex-PM Glauber Poubel (Pros), que segue os passos do companheiro de farda youtuber e também vereador, Gabriel Monteiro, hoje enrolado na Comissão de Ética da casa legislativa carioca.


Fora do grupo dos quatro, mas na repescagem com outras candidaturas menores que farão o jogo final no Caio Martins, tendo como árbitro Rodrigo Neves (PDT) e com Ciro barrado na porta do estádio, está a incógnita Romario Regis (PCdoB), que, em meio a crise no seu time, deve confirmar a percepção de estar no campeonato apenas para guardar posições em Niterói.


No próximo texto falarei do plantel que irá disputar a "Série B" em rumo a um título de deputado na Assembleia Legislativa do Rio.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page