top of page

Conselheiros de Educação de SG recebem carros para auxiliar na fiscalização

Os novos veículos irão auxiliar no trabalho de reaparelhamento nas escolas da rede municipal

Automóveis foram entregues nesta sexta, 17/Foto: Divulgação
Automóveis foram entregues nesta sexta, 17/Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Gonçalo entregou, nesta sexta-feira (17), três novos veículos que ajudarão a qualificar o trabalho dos conselhos ligados à Secretaria Municipal de Educação do município. O prefeito José Luiz Nanci entregou as chaves dos carros, modelo Nissan Versa 1.6, aos representantes dos conselhos presentes à solenidade.

- É mais uma forma efetiva de auxiliar o trabalho do órgão no atendimento aos alunos do município. A aquisição dos veículos é um pedido antigo dos conselhos, que nunca foi atendido. Com essa entrega, justificamos os nossos esforços em cuidar e zelar pela prestação de serviços de qualidade para melhorar cada vez mais o ensino educacional para os nossos estudantes - declarou José Luiz Nanci.

Os novos veículos irão auxiliar no trabalho de reaparelhamento nas escolas da rede municipal. Mesmo durante a pandemia da Covid-19, as unidades escolares vem recebendo mobiliários escolares (conjunto de mesas e cadeiras) para alunos e professores, geladeiras, uniformes escolares e esportivos (para a prática de educação física) e kits escolares, com o objetivo de  dar uma roupagem nova às unidades escolares e deixá-las melhor equipadas.

Conheça os conselhos


CME

O Conselho Municipal de Educação (CME) tem como missão promover, no nível de sua competência, o desenvolvimento da Educação no município e o fortalecimento do Sistema Municipal de Ensino, atuando em estreita articulação com a Secretaria de Educação, com a finalidade básica de assessorar, normatizar, orientar, acompanhar e fiscalizar o sistema de ensino no município.

CAE

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é responsável por acompanhar e fiscalizar diretamente o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, que garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos), matriculados em escolas públicas e filantrópicas. Seu objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.

CACS

O último ligado à Educação do município é o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS/FUNDEB), que é um colegiado e tem como função principal acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, no âmbito das esferas municipal, estadual e federal. O Conselho não é uma unidade administrativa do governo. Assim sua ação deve ser independente e, ao mesmo tempo, harmônica com os órgãos da administração pública local.

Os presidentes dos Conselhos do CME, Sandra Maria dos Santos, do CAE, João Batista de Miranda, e do CACS/FUNDEB,  Maria Alice da Veiga e Souza, agradeceram ao prefeito e ao secretário de Educação, a entrega dos veículos, que era uma solicitação antiga e foi atendida, o que dará maior qualidade ao serviço prestado pelos conselhos ao município de São Gonçalo.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page