top of page

Fake news e multas em Niterói

*Por Maria de Lourdes Nogueira

Foto: A Tribuna
Foto: A Tribuna

O Rolé desta terça-feira (4), conta que a Prefeitura de Niterói nega que esteja multando motoristas através de câmeras.


Tudo começou após a divulgação de um áudio que viralizou nesta segunda-feira (3), por meio de aplicativos de mensagens assustando a população de Niterói sobre a aplicação das multas de trânsito na cidade. Após o ocorrido, a Prefeitura se manifestou para negar a informação. Em nota, informou que "os motoristas não estão sendo autuados pelas câmeras de videomonitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO)."


De acordo com A Tribuna, o áudio contém todas as características de fake news, exercendo sua função de distorcer os fatos e conceitos, levando à desinformação para a sociedade. A Rua Gavião Peixoto, em Icaraí, foi um dos pontos destacados na mensagem onde muitos motoristas estariam recebendo multas por excesso de velocidade.


Também em A Tribuna é possível ouvir o áudio que estava circulando nas redes sociais. “Bom dia! Aviso aos desavisados. “Velocilômetro” na Gavião Peixoto. De fora a fora. Tem placa informando. Multa por velocidade. A velocidade dela inteira é 40km². Lembrando que a Gavião Peixoto, ela cruza até o canal ali da Avenida Ary Parreiras… tá? Eu estou vendo um monte de gente andando a 40, Praia de São Francisco, a 40, eles estão multando por câmeras. As multas vão começar a chegar mês que vem. Fiquem espertos” – diz o áudio com a notícia falsa.

Para encerrar o Rolé de hoje, no dia 20 de abril, a Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) anunciou que agentes de trânsito iriam fiscalizar infrações cometidas por motoristas, através das câmeras de videomonitoramento do Centro de Controle Operacional - CCO, porém a medida não foi aplicada na cidade. Vale se atentar, que a falta de informação estabelece um sistema perfeito para a criação e propagação de notícias falsas.


Boletim Covid-19

De acordo com o boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de São Gonçalo confirmou 12 óbitos em decorrência do novo coronavírus (covid-19) nesta terça-feira (4), chegando a 1.990 no total. As mortes ocorreram entre os dias 5 e 25 de abril.


Até o momento, São Gonçalo contabiliza 71.599 casos confirmados, 69.296 curados, 95 hospitalizados na Rede Pública Municipal de Saúde, 218 em quarentena domiciliar, 160 óbitos em investigação e 1.990 óbitos confirmados.


*Estagiária sob supervisão de Helcio Albano.







POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page