top of page

Ministério não distribuiu vacina mesmo tendo 16 milhões de doses em estoque

Pasta da Saúde deixou de enviar remessas de doses a estados e a municípios que suspenderam vacinação por quase uma semana


Marcelo Queiroga/Foto: Evaristo Sá - AFP
Marcelo Queiroga/Foto: Evaristo Sá - AFP

O Ministério da Saúde recebeu cerca de 16 milhões de doses entre segunda-feira (19) da semana passada e esta (26), mas ficou seis dias sem realizar entregas, de acordo com informes técnicos disponíveis no site do órgão. A informação foi publicada em reportagem do jornal O Estado de S.Paulo.



Em consequência pelo menos nove capitais a suspenderem a aplicação da primeira dose nesta segunda - Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), Maceió (AL), Natal (RN) e Vitória (ES). Em São Paulo, a imunização da faixa etária dos 28 anos, prevista para a quinta-feira (29 ), foi temporariamente suspensa.



Segundo coletados pelos informes técnicos do ministério, foram entregues na semana passada ao governo federal 6,2 milhões de doses da Pfizer, 4,8 milhões de unidades do imunizante de Oxford/AstraZeneca e 3,5 milhões de Coronavac. Outras 1,5 milhão de doses da vacina do Butantan foram liberadas nesta segunda.


O ministério não explicou o motivo da demora na entrega e por que ficou seis dias sem enviar remessas de vacinas.



A pasta afirmou que, após a entrega dos imunizantes pelos laboratórios, "as doses passam por um controle de qualidade rigoroso, contagem e rotulagem no Centro de Distribuição Logístico, em Guarulhos (SP)".



Só depois dessa etapa, disse o órgão, "os imunizantes são liberados para distribuição, os planos de voos são definidos e os lotes chegam aos estados em até 48 horas, em uma operação logística complexa e realizada em tempo recorde".


Mais estatísticas

O Brasil chegou nesse domingo (25) a 17,7% de sua população com a vacinação completa (37.549.091 de pessoas). O número de pessoas imunizadas com uma dose alcançou 95.480.308, o equivalente a 45,09% da população total, de acordo com números do consórcio de veículos de imprensa.



Na plataforma Worldometers, que disponibiliza dados globais sobre a pandemia, o país registrou, até terça-feira (27), o terceiro maior número de infectados pelo coronavírus (19,7 milhões), atrás de Índia (31,4 milhões) e Estados Unidos (35,2 milhões).


O governo brasileiro também contabilizou 550,5 mil mortes causadas pela pandemia. Os EUA anotaram a maior quantidade de óbitos (627 mil).



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page