top of page

Morte de João Pedro no Salgueiro comove e indigna; IABAS garante HC na quinta e mais


O noticiário começa pesado nesta terça-feira, 19 de maio de 2020.


No 66º dia de quarentena desde que foi decretado, em 13 de março, isolamento social compulsório no Rio de Janeiro devido à pandemia do Coronavírus e da Covid-19, rádios, TV's, mídias sociais, jornais e sites noticiosos de todo o país registram a morte brutal e sem sentido do adolescente João Pedro de Matos Pinto, de apenas 14 anos, dentro da casa de sua tia, no Salgueiro, em meio a uma mega-operação policial realizada no bairro na tarde de ontem.


Narra O São Gonçalo que três helicópteros, quatro blindados do Comando de Operações Táticas (COT), lanchas e mais de 50 policiais civis e federais realizaram a operação, que teve como resultado a morte do garoto quando brincava com os primos. A casa foi metralhada, e um dos tiros o atingiu na barriga.


O adolescente foi levado de helicóptero pelos agentes a um hospital na Lagoa, Rio. Embora existam denúncias de que, na verdade, o helicóptero tenha ficado dando voltas no ar com o adolescente ferido. A família ficou sem saber do seu paradeiro até hoje pela manhã, quando, enfim, o descobriram sem vida no IML de Tribobó após informe protocolar da Polícia Civil.


Além de O São Gonçalo, A Tribuna cobriu o caso. O site Plantão Enfoco e o jornal O Fluminense registraram a enorme repercussão da morte do rapaz no Twitter. O assunto ocupou o primeiro lugar nos trending topics às 8h30 de hoje, com a hastag #procurasejoaopedro.


O tom geral na rede social era esse, externado pelo gonçalense Matheus Guimarães:

Os policiais voltaram ao Salgueiro hoje.


E essa não foi a única operação realizada pela polícia no leste fluminense. Houve ofensiva policial em outros bairros e comunidades de São Gonçalo e de Niterói, dando sinais de que a política do enfrentamento, intensificado no governo Witzel no período pré-pandemia, voltou com força máxima com a matança no Alemão no último sábado (16) (Ponte), que deixou 13 mortos no chão da favela.



Saindo de uma dura realidade e entrando em outra: as ações de combate à pandemia e aos seus efeitos seguem firmes na região. Niterói deve detalhar até quinta (21) o seu plano de abertura (Jornal Daki). Maricá apresentou o balanço das barreiras sanitárias no final de semana (Maricá Info) e São Gonçalo faz um apelo: DOE SANGUE! Em campanha por doadores do Hemonúcleo, que viu o estoque de sangue diminuir desde janeiro.


E para finalizar o Rolé, O Fluminense informa que o hospital de campanha de São Gonçalo será entregues na quinta (21), garante o Iabas, organização social responsável pelo empreendimento. O Iabas está sendo investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público no âmbito da Operação Favorito (O Globo).


Boletim Covid-19 atualizado em 18/5/2020.

Atualizado às 19:06 horas.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page