top of page

São Gonçalo realiza procissão de São Jorge

Celebração estava suspensa por causa da pandemia

Foto: Julio Diniz
Foto: Julio Diniz

Com o intuito de resgatar uma tradicional celebração da cidade, a Secretaria de Turismo e Cultura de São Gonçalo está apoiando a realização da “Procissão de São Jorge”, que vai acontecer no próximo sábado (23), dia do “santo guerreiro”, no Rocha.


O festejo, organizado pelo Projeto Cardume, vai contar com uma imagem bicentenária de São Jorge, que pertencia a Pai Avelino de Ogum, falecido em 2008, aos 105 anos, responsável por iniciar a procissão no município. Graças ao grande número de pessoas já vacinadas em São Gonçalo, estamos retornando dezenas de celebrações tradicionais, como a 'Procissão de São Jorge', que não era realizada há 30 anos. É a nossa cidade voltando ao normal e as pessoas acreditando nesse novo momento que vive São Gonçalo. Com planejamento, estamos resgatando celebrações históricas. E a religião sempre será um dos focos no desenvolvimento turístico no nosso município”, declarou o secretário de Turismo e Cultura, Lucas Muniz.

O cortejo, que tradicionalmente era realizado no bairro Gradim, sairá neste ano da Travessa Santa Rita, altura do número 517, seguindo até a Praça do Rocha, passando em frente à Igreja de São Judas Tadeu, e retornando até o ponto de partida, totalizando dois quilômetros de percurso. Essa procissão é um legado histórico e familiar. Em 1992, após ficar muito doente, Pai Avelino de Ogum, que era delegado da Polícia Civil no município, realizou o último cortejo. Como não tinha um sucessor em sua casa, ele deu a imagem de São Jorge, que estará presente na procissão, para Pai Elias da Tenda Espírita de Caridade João de Benguela, onde a imagem se encontra no momento. Faremos de tudo para que a procissão continue com as características tradicionais de 30 anos atrás, pois entendemos que é um legado de São Gonçalo e que deve ser preservado”, destacou Jeany Marcenes, membro do Conselho Municipal de Cultura e do Projeto Cardume.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page