top of page

Testagem de coronavírus será ampliada em São Gonçalo

Prefeitura comprará 300 mil testes para monitorar a doença e reforçar isolamento de pessoas com o vírus

Já foram realizados 430, 5 mil exames durante a pandemia/Foto: Lucas Alvarenga
Já foram realizados 430, 5 mil exames durante a pandemia/Foto: Lucas Alvarenga

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo informou nesta segunda (03) que vai comprar mais 300 mil testes para para detecção do coronavírus. Na cidade, já foram feitos 430, 5 mil exames, sendo 356,7 mil testes rápidos e outros 73,8 mil RT-PCR, desde o início da pandemia, número que compreende 39% da população do município. Deste total, foram confirmados 65 mil casos.


O objetivo da compra, que será realizada com recursos próprios da Prefeitura e que ainda se encontra em processo de licitação, é dar continuidade à testagem maciça da população como uma das medidas de combate à disseminação do novo coronavírus, sendo esta também uma das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Os 300 mil testes – entre rápido e RT-PCR – serão realizados nos 12 locais de ‘porta aberta’ existentes na cidade, além das unidades hospitalares. Atualmente, a secretaria realiza uma média de 3,5 mil exames por semana. A OMS orienta que a quantidade de testes realizados em uma cidade deve ser de, pelo menos, 10 vezes o número de infectados que o município possui. Atualmente, a cidade tem 65 mil casos confirmados.

Os exames para detectar a doença podem ser feitos por aqueles que estão com sintomas do coronavírus ou com quem teve contato com quem está com a doença. Os tipos de exames realizados em cada indivíduo depende do tempo que está com os sintomas ou que teve contato com pessoa infectada. Para quem está com sintomas há mais de sete dias, o indicado é o teste rápido – disponível em 12 unidades de saúde. Já para quem está com sintomas há menos de sete dias, a indicação é a realização do teste RT-PCR ou swab, que pode ser realizado, com demanda espontânea, no Centro de Triagem, que fica no Zé Garoto, e funciona diariamente, das 8h às 18h, para maiores de 12 anos e na Clínica da Criança, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, para menores de 12 anos. Os principais sintomas do coronavírus são febre, tosse seca, coriza, dificuldade de respirar e falta de olfato e paladar.

Locais dos exames: Centro de Triagem ao Coronavírus, no Zé Garoto, diariamente, das 8h às 18h; PAM Coelho, PAM Neves, PAM Alcântara; Clínica Municipal Gonçalense Barro Vermelho; Polo Sanitário Rio do Ouro; Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina; Polo Sanitário Hélio Cruz, no Alcântara e Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa, de segunda a sexta, das 9h às 16h; Clínica da Criança (0 a 12 anos), de segunda a sexta, das 9h às 17h; Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo: de segunda a sexta, das 8h às 20h; e sábado, das 8h às 13h; O Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, Lagoinha, diariamente, 24h; Tipos de exames: Rápido e sorologia – realizados através do sangue. RT-PCR (swab) – realizado através de fluidos nasais.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page