top of page

Rede Mulher de SG discute assédio sexual no transporte público



DIVULGAÇÃO

No próximo dia 08 de junho, a Secretaria de Políticas Públicas para Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, através da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, em parceria com a 8ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil- São Gonçalo, promoverá gratuitamente palestra sobre assédio moral e sexual nos transportes públicos, no Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão), na Estrela do Norte.

A ideia de debater assédio moral surgiu a partir da lei sancionada no último mês no município. De acordo com o texto, fica considerado como assédio moral todo tipo de ação, gesto ou palavra que atinja a autoestima, a segurança, a dignidade e moral de um indivíduo em seu ambiente de trabalho, fazendo-o duvidar de si e de sua competência, causando-lhe constrangimento ou vergonha, implicando dano ao ambiente de trabalho, à evolução da carreira profissional, à estabilidade ou equilíbrio do vínculo funcional e à saúde física ou mental do indivíduo. Diante dos transtornos causados aos funcionários, o tema será debatido com todos durante a 73ª Rede Mulher.

Já o tema assédio sexual nos transportes públicos será fruto de um grande debate, que visa conscientizar as vítimas da importância do registro de ocorrência diante do assédio, já que estima-se que uma em cada sete mulheres gonçalenses já tenham sofrido assédio nos ônibus. O assédio no transporte coletivo é a situação de violência mais vivenciada pelas mulheres no dia a dia.

De acordo com a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Andréa Machado, o debate visa informar e esclarecer situações de assédio.

"É importante as mulheres terem conhecimento da lei. As estatísticas mostram que o abuso sexual em transportes públicos continua crescendo ao longo desses anos. As abordagens feitas pelos abusadores dentro dos veículos, como toques e aproximações maldosas, têm vitimado mulheres de diversas idades. A Lei do Assédio visa coibir a ação do abusador e é através de palestras como essas que passaremos informações e esclarecimentos necessários às mulheres que muitas vezes não sabem como agir numa situação de assédio", disse a subsecretária de Políticas Públicas para mulheres, Andréa Machado.

SERVIÇO

Data: 08/06

Horário: das 9h30 às 12h30

Local: Centro Cultural Joaquim Lavoura - Av. Presidente Kennedy, 721 - Estrela do Norte/SG.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page