top of page

Greve dos caminhoneiros estimulou uso da bike em Niterói



DIVULGAÇÃO

A crise da falta de combustível nos últimos dias evidenciou ainda mais o fato de que cada vez mais niteroienses aderem à bicicleta como meio de transporte sustentável. Os números comprovam: uma contagem feita na terça-feira (29), na ciclovia da Avenida Amaral Peixoto, pelo programa Niterói de Bicicleta, da Prefeitura de Niterói, revelou que 453 ciclistas passaram pela via entre 18h e 19h, um aumento de mais de 40% em relação a dezembro de 2017, quando o número registrado foi de 277.

O Bicicletário Arariboia, que até a última sexta-feira tinha 4.890 usuários cadastrados, ganhou novos frequentadores. Da sexta-feira até a terça (29), foram registrados mais 88 novos cadastros de pessoas que deixaram as bicicletas no estacionamento.

O aumento do número de ciclistas nas ruas de Niterói também pode ser verificado pela quantidade de bicicletas que atravessam a Baía de Guanabara de barcas. A concessionária que administra o serviço de transporte hidroviário entre a Praça Arariboia e a Praça 15 registra, atualmente, uma média de 1,5 mil ciclistas nas embarcações, diariamente.

O secretário Executivo da Prefeitura de Niterói, Axel Grael, destaca que a contagem do uso da bicicleta nesta semana atípica, de paralisação do trânsito nas cidades em função da greve dos caminhoneiros, foi importante em Niterói.

- Confirmamos, mais uma vez, o potencial que a cidade tem para o uso da bicicleta. Em função da dificuldade de deslocamento, muita gente que ainda não usa a bike como um meio cotidiano de mobilidade tirou a bicicleta de casa e utilizou como meio de transporte. Esse é um fato importante porque muita gente deve ter percebido que a bicicleta é uma opção viável, agradável e que encurta distâncias, porque muitas vezes a pessoa não tem a noção de como pode ser rápido se deslocar de casa para o centro de Niterói, por exemplo. Achamos que um saldo positivo dessa crise que foi tão dura para todo o País é que os niteroienses puderam perceber a bicicleta como alternativa de transporte. Esperamos que um número maior cada vez maior de pessoas use a bicicleta para se deslocar pelas ruas do município - disse Grael.

Criado em 2013, o Programa Niterói de Bicicleta é um dos 32 projetos estruturadores definidos no plano estratégico municipal Niterói Que Queremos. Pensado como uma resposta aos desafios relacionados à mobilidade, ao meio ambiente e, de uma maneira mais ampla à qualidade do espaço urbano de Niterói, o programa tem como principal objetivo estimular a cultura cicloviária na cidade.

Niterói conta com aproximadamente 30 quilômetros de malha cicloviária, dos quais 15 quilômetros foram construídos na atual gestão municipal. Esse aumento da malha cicloviária fez muita gente tomar coragem e adotar a bicicleta como meio de transporte. Antes mais vistas no calçadão e nas áreas de lazer, as bicicletas se proliferaram pelas ruas e passaram a ser usadas pelos ciclistas para ir ao trabalho e levar as crianças para a escola.

Essa mudança de hábito parece definitiva e deve chegar a outros locais da cidade: a prefeitura planeja implantar cem quilômetros de malha cicloviária nos próximos três anos, sendo 57 quilômetros na Região Oceânica.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page