top of page

SG participa de lançamento do Plano Estratégico da Região Metropolitana



O Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro foi lançado na manhã desta quinta-feira (21), na Lapa. Elaborado de forma integrada durante dois anos, o programa apresenta propostas para os próximos 25 anos da região, que é formada por 21 municípios.

Durante o evento, São Gonçalo foi representado pelos secretários de Segurança Pública e Transportes, Felipe Brito; de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia, Agricultura e Pesca, e Trabalho, Evanildo Barreto; e de Desenvolvimento Urbano, Fernando Moreira.

- Participo desse processo há pelo menos quatro anos. São Gonçalo tem um papel estratégico, pois Alcântara e Guaxindiba oferecem uma nova centralidade para a região, ou seja, esses locais podem ser usados como polos econômicos para diminuir o fluxo de deslocamento de pessoas para a capital (Rio de Janeiro) -explica Evanildo.

O projeto envolve diversos técnicos e especialistas de universidades, além de contar com a consultoria de Jaime Lerner, arquiteto e ex-prefeito de Curitiba, cidade conhecida por ter um dos melhores planejamentos urbanísticos do país, sendo referência na área.

- Este é um guia que nós, como poder público, devemos seguir à risca nos próximos anos. Os mais diversos setores da sociedade foram ouvidos para desenhar o plano, trabalhando uma linguagem comum para que os objetivos sejam alcançados - afirma o secretário municipal de Transportes, Felipe Brito.

O plano ainda apresenta propostas nas áreas de mobilidade, saneamento, economia, habitação, patrimônio cultural e ambiental e na reconfiguração espacial.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page