top of page

Você sabe o que são doramas? Por Olívia Neves



Atenção, estou de volta ao Jornal Daki para uma convocação importante: Companheiros do Foro de São Paulo fomos descobertos… Brincadeira, não é isso não. Entretanto queria convocar todos os dorameiros e dorameiras da cidade para se manifestarem aqui nos comentários.

Não sabe o que é isso? Eu vou explicar de uma forma rápida para você: Dorama é o nome que se dá para séries asiáticas e estas estão fazendo um grande sucesso pelo mundo ocidental. Porém ainda se vê um certo preconceito sobre esses tipos de seriado por não serem tão convencionais (ou por não ter o inglês como língua, ou por não serem europeus, vai saber).


Death Note tem grande audiência

Os Doramas são bem democráticos, tem para todos os gostos. Se você gosta de suspirar assistindo a homens perfeitos tentando conquistar a sua amada ou se já sonhou com CEO batendo na sua porta, foca nos de gênero de Romance, sempre tem um assim mas, se o você gosta mesmo é de ver um asiático quebrando tudo (estilo Bruce Lee) os doramas Policiais são perfeitos para você. Seres mágicos? Também tem os de gêneros Fantasia, pode procurar. Para você militante? Tem aos montes é só escolher.

Os episódios variam em número e duração, depende do Dorama, mas, em sua maioria tem entre 16 e 25 episódios com 50 min ou até 1 hora de duração. São cenas bem filmadas e eles prezam muito pela trilha sonora do programa( Tem umas que são maravilhosas!) e sem contar com as beldades que muitas vezes protagonizam a história (um colírio para os olhos…)

Enfim, essas séries estão fazendo cada vez mais fãs, pode-se ver na quantidade de sites que são especializados em doramas e até mesmo a Netflix tem vários doramas Orignais. Eu entrei nesse mundo em 2016 assistindo “Good Morning Call”, um romance escolar, daí em diante assisti a vários principalmente os coreanos. E qual a minha opinião? Percebi o quanto eles são mais criativos, mesmo com os clichês e esteriótipos, aliás, eles conseguem ser originais mesmo usando clichês e esteriótipos.

Os Doramas me fizeram perder este tipo de preconceito com o audiovisual asiático, como os filmes indianos por exemplo (Sim! A Índia fica na Ásia!), que geralmente só conhecido pelas cenas de música e coreografadas no meio da película ou pelas cenas meio sem noção (como aquela da mulher lavando um lap top com água e sabão, isso sim que é drama…).

Então, como eu disse no começo do artigo, é uma convocação a essas que curtem os asiáticos a se manifestarem nos comentários do jornal qual seu ator/atriz preferido(a), o Dorama que você já assistiu três milhões de vezes e vai assistir novamente depois de ler esse artigo. Diz aí, eu quero saber.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page