top of page

Programa "Artesão da Nossa Terra” promove Workshop de gastronomia


As receitas ministradas são artesanais e de fácil acesso


O curso foi aberto para todas as idades/Divulgação

Aconteceu nesta última semana, nos dias 23 e 26 de outubro, um Workshop de gastronomia, com o Chef Duvalier Roussett, no Centro Cultural Joaquim Lavoura, na Estrela do Norte. O evento foi organizado pela Lucidalva Di Paula, autora do “Programa Artesão da Nossa Terra, e teve apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Fundação de Artes. O objetivo era de aprimorar os conhecimentos de culinária dos artesãos e de qualquer outra pessoa disposta a aprender.


Para participar do curso foi necessário apenas se inscrever gratuitamente e levar uma touca e avental para a preparação dos pratos ou comprar com os próprios organizadores, ganhando um certificado de qualificação ao final. O público-alvo foi para todas as idades, pois teve a participação até de um menino de 11 anos de idade.

O Chef Duvallier, que trabalha há 25 anos na área de manipulação de alimentos e é pesquisador na área, ministrou a aula e alega que os inscritos aprenderam muito nesses dois dias. “Os pratos ensinados foram pizza e panetone, duas receitas artesanais e de fácil acesso. Dar aula é uma troca, pois estamos aprendendo coisas novas o tempo todo, seja o processo de fazer determinada comida ou uma técnica diferente de fazer um prato com mais eficiência em relação a tempo”, avalia. Ele ainda acrescenta que cozinhar “é lidar com a emoção”.

Um dos participantes do curso já recebeu 40 pedidos antes mesmo de começar as aulas. “O curso está servindo para aprimorar meus conhecimentos e auxiliar na minha vida profissional, além de construir minha própria empresa”, explica Rosângela Muniz, formada em técnica de Administração, mas que precisou mudar da área para se sustentar. A culinária fez parte da sua história e conseguir uma qualificação a mais vai beneficiá-la futuramente. “Um belo dia pensei em fazer comida para ganhar dinheiro. Comecei a fazer uma pensão na minha casa e hoje sou feliz com a minha escolha", completa.


Dentro do programa, a ideia é realizar outros cursos, como o corte e costura, e conseguir parcerias para a realização. Algumas escolas já entraram em contato solicitando os mesmos. Lucidalva afirma que foi uma grande satisfação realizar essa ação: “Artesãos e gastronomia são interligados, porque ambos têm uma parte artística”. Além disso, explicou que a expectativa é “transmitir uma preparação para as pessoas montarem um negócio, entrarem no mercado de trabalho e ganharem uma renda extra.” Assim como, maiores qualificações na área de gastronomia e incentivos na sociedade gonçalense.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page