top of page

JCA dá oportunidade a estudantes de baixa renda


Jovens talentos da rede pública de ensino já podem se inscrever para a seleção de 126 vagas no reforço escolar do programa Fortalecendo Trajetórias


O Fortalecendo Trajetórias, do Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA), está com inscrições abertas, até o dia 19 de junho. O objetivo do programa, que é gratuito, é investir na qualificação escolar de alunos de baixa renda, matriculados em escolas da rede pública de ensino, através do acompanhamento social e pedagógico desde a entrada no ensino médio até o ensino superior. Para concorrer às 126 vagas é preciso ter entre 13 e 15 anos, estar cursando o 9º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino e ser morador de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí.

A primeira fase do Fortalecendo Trajetórias é o reforço escolar. Nesta etapa, os alunos participam de um curso preparatório de língua portuguesa e matemática com foco dos exames das principais instituições públicas de ensino de excelência, como Pedro II, Faetec e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Além dos conteúdos, os alunos recebem apoio para participarem desses processos seletivos e também são avaliados na seleção para segunda fase do programa que compreende o acompanhamento no ensino médio. Nela, os adolescentes selecionados recebem bolsas de estudos que cobrem matrículas e mensalidades escolares, apoio financeiro para transporte, uniforme e material escolar, livros e alimentação, acompanhamento pedagógico, acompanhamento social e encaminhamento para a rede socioassistencial. O foco desta etapa é investir no desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional do aluno, visando a inserção na universidade pública.

“É importante frisar que a segunda etapa do Fortalecendo Trajetórias não é um programa de bolsas convencional, que apenas paga os custos do estudante e cobra resultados ao final de cada período. Está previsto o apoio ao aluno em todos os momentos, acompanhando a evolução, desde seu ingresso no programa até a inserção na universidade”, destaca Therezinha Doin, coordenadora pedagógica do IJCA.


O Fortalecendo Trajetórias teve início em 2005. E, em 14 anos, mais de 400 alunos, de 44 escolas públicas de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo, receberam investimento educacional. Deste total, mais de 90 jovens já são universitários matriculados em cursos de diversas áreas, como engenharias, física, biomedicina, ciências biológicas, serviço social, direito e artes. Nos últimos cinco anos, a média de aprovação no vestibular foi de 80%. Além disso, o Fortalecendo Trajetórias subsidia e apoia o intercâmbio dos alunos inscritos no programa que estão em escolas Brasil-China e Brasil-França, gerando oportunidades para trocas culturais e ampliação de visão do mundo. Em 2018, três alunos estiveram no exterior, na China e na França.

O curso preparatório do Fortalecendo Trajetórias faz parte do #TamoJunto 9º ano, movimento que tem como propósito articular ações em conjunto com foco em ampliar oportunidades educacionais de adolescentes em fase de transição para o ensino médio. A iniciativa, apartidária e em prol da educação, reúne o poder público e organizações sociais e privadas de São Gonçalo e Niterói.


O edital do processo seletivo está disponível no site do IJCA (www.ijca.org.br) e nas redes sociais do instituto. Os jovens que estiverem dentro dos critérios estabelecidos devem imprimir a ficha de inscrição e entregar, juntamente com os demais documentos solicitados, na sede do instituto.

SERVIÇO

Programa Fortalecendo Trajetórias Inscrições gratuitas para processo seletivo

Período de inscrições: 20 de maio a 19 de junho de 2019

Informações: Site: www.ijca.org.br Facebook: www.facebook.com/ijca E-mail: comunicacao@ijca.org.br Telefones: (21) 2627-7200, (21) 2627-7576, (21) 2627-7608

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page