top of page

Dia Internacional de Combate às Drogas terá atividades na quarta, 26


A ideia do evento é orientar crianças, jovens e adultos sobre o uso das drogas e a dependência química


Abordagem será feita na Praça Luiz Palmier, no Rodo/Foto: Divulgação

Em alusão ao Dia Internacional do Combate às Drogas, a Secretaria Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas (SEMPAD) promove, na próxima quarta-feira (26), um evento de conscientização à população. A ação acontecerá das 9h às 14h, na Praça Doutor Luiz Palmier (Praça da Marisa), no Rodo, e contará com a participação de diversas secretarias realizando atividades que conscientizem as pessoas sobre os malefícios e as consequências dessas substâncias no cotidiano.

O alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo e pode provocar inúmeros problemas de saúde psicológica e física. Cerca de três milhões de pessoas morrem anualmente por causa do álcool, de acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde em 2018.


O secretário de Políticas sobre Álcool e Drogas, Fabio José da Silva, afirma que a ideia do evento é orientar crianças, jovens e adultos sobre o uso das drogas e a dependência química. “Nosso objetivo é conscientizar as pessoas sobre os males causados pela dependência química devido ao uso excessivo de álcool e outras drogas. A discussão sobre prevenção e a constante conscientização precisa ganhar destaque, para combater a ideia do aumento do uso e a banalização, muitas vezes por falta de conhecimento dos problemas relacionados ao consumo. O evento surgiu com o intuito de explorar esses assuntos, os riscos ocasionados e orientar sobre os serviços de assistência disponibilizados na Rede Municipal”, esclarece.

Durante a programação, serão realizadas atividades com apoio da Secretaria de Saúde, através da Subsecretaria de Atenção Básica e o “Consultório na Rua”, Secretaria de Desenvolvimento Social, Centro de Referência de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência.

Dentre as atividades estão a conscientização do combate às drogas, com folders informativos, a aferição de pressão e glicose, auriculoterapia, encaminhamento para exames, entre outras. Além de uma apresentação de dois projetos sociais independentes, o “Cuca Limpa” e o “Trindalata” e a exposição do trabalho manual do Projeto Lei Seca.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page