top of page

Foco Legislativo: Acabou pra Iza


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) comunicou à Câmara de São Gonçalo a cassação do mandato da vereadora Iza Deolinda (MDB), que já tinha sido cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) em agosto de 2017. Iza, que foi afastada em outubro daquele ano, recorreu ao TSE e obteve, então, uma liminar de efeito suspensivo.

Agora, a suprema corte eleitoral rejeitou, de modo definitivo, um recurso enviado pela parlamentar ao órgão. O legislativo gonçalense deve convocar o suplente, o médico Fabio Farah (sem partido). Jorge Mariola (PHS), que ocupa vaga como suplente de Thiago da Marmoraria, hoje subsecretário de Transportes, será efetivado no cargo.

- Só fiquei sabendo agora pela imprensa. Estou viajando. Ainda não fui notificada. Saio de cabeça erguida, consciente de que não fui cassada por corrupção - disse Iza ao jornal A Tribuna.


Fiscais do TRE, em diligência, constataram em meio ao processo eleitoral de 2016, que Iza Deolinda mantinha um centro social que oferecia de modo indevido diversos serviços municipais aos eleitores e que isso teria tido influência decisiva em sua eleição. Ela fora reeleita com 4.227 votos.

Mês passado o vereador Sandro Almeida (PHS) também foi cassado e cedeu sua vaga a Claudio Rocha (PSDB)

Recesso Legislativo

A Câmara Municipal de São Gonçalo entrou em recesso em 1º de julho, mas todos os serviços administrativos continuam sendo realizadas. - O recesso é somente para as sessões plenárias, que retornam no dia 01 de agosto. Todos os serviços do Poder Legislativo funcionam normalmente, entre eles o atendimento ao público, através dos gabinetes dos vereadores, da Coordenadoria de Defesa do Consumidor e da Ouvidoria - observa o presidente da Casa, Diney Marins (CIDA). Todas as câmaras do estado, junto com a Alerj, estão em recesso.

Samuca sente pressão


O vereador Samuca (PMB) em Sessão relatou uma imposição do seu partido para votar contra as contas do prefeito José Luiz Nanci. Samuca teme sofrer retaliações do partido caso vote pela aprovação das contas, que deve ocorrer em setembro.

O PMB fechou apoio a Dejorge em 2020.

Samuca se diz contemplado com as ações da prefeitura em sua "humilde comunidade".

Bagueira vai assumir suplência na Alerj


O vereador niteroiense Paulo Bagueira (SD) sobe de posto e vai ocupar uma cadeira na Alerj. Seus colegas de Câmara emendaram Lei Orgânica de Niterói que exigia a renúncia de um parlamentar citadino quando chamado a assumir como suplente um cargo legislativo, nesse caso, de deputado.

A partir de agora vereador suplente de deputado ao assumir vaga aberta apenas se licencia.

Bagueira assume no lugar de Markus Vinicius Neskau (PTB) que está preso.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page