top of page

Alunos da UFF e Cederj São Gonçalo fazem Trote Cultural

Tarefa foi doar sangue

Os alunos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Polo Cederj São Gonçalo, em contato com alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF) presencial, realizaram nesta quinta-feira (19) o Trote Cultural da UFF. O evento fez parte da aula inaugural do semestre 2020.1 e teve o cunho social como foco.

Com apoio da direção da Universidade e da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed), 26 alunos e o mediador Wlangles da Silva estiveram presentes ao Hemocentro Regional de Niterói (Hemonit), do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), ligado à Faculdade de Medicina da UFF.


- Acredito que esta ação faça a diferença, mesmo que possa ser um clichê, doação de sangue pode, de fato, salvar várias vidas. Entendo que muitos apenas doam quando é uma situação de necessidade imediata, mas seria interessante que as pessoas doassem espontaneamente um pouco do seu sangue. Fiquei muito feliz com a iniciativa dos veteranos do Polo Cederj, junto aos alunos da UFF, em prol do Hemonit - declarou Clayde Mara, diretora do Polo Cederj.

Para realizar doação de sangue, a pessoa deve estar saudável, ter mais de 50kg e ter idade entre 16 e 70 anos. Se for menor de idade, só pode ser realizada a doação com autorização e presença de um dos pais. Com mais de 60 anos, apenas doadores que já tenham o hábito de doar podem realizar o procedimento.


- Esta atitude sabemos que salva vidas, e escolher um feriado prolongado como o Carnaval é de grande importância, pois as doações nesta época diminuem muito. Espero que esta ação aconteça também no decorrer do ano - falou Marcelo Azeredo, secretário municipal de Educação de São Gonçalo.


Mulheres podem doar a cada 3 meses e homens, apenas a cada 2 meses. Já idosos com mais de 60 anos, só podem doar de 6 em 6 meses.


Projeto

O Trote Cultural da UFF incentiva a união de calouros e veteranos na realização de atividades socioculturais, voluntárias e educacionais que valorizam a prática da cidadania, do respeito à vida e ao meio ambiente. É ideal para apresentar os calouros à universidade, sua estrutura de funcionamento, as principais instalações e serviços disponíveis, os diretórios estudantis e algumas atividades de extensão promovidas pela comunidade universitária.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page