top of page

Centro de Imagem de São Gonçalo realiza mais de 50 mil exames em 2019

Unidade supriu demanda na cidade antes feita apenas com clínicas conveniadas com o SUS

Dentre as especialidades da unidade estão ressonâncias magnéticas, mamografias digitais, ecocardiogramas/Foto: Divulgação
Dentre as especialidades da unidade estão ressonâncias magnéticas, mamografias digitais, ecocardiogramas/Foto: Divulgação

O Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem de São Gonçalo realizou mais de 50 mil exames em 2019, número expressivo em comparação aos anos de 2018 e 2017, quando foram realizados 40.551 e 31.263, respectivamente. Com uma oferta de mais de 50 tipos de procedimentos diferentes utilizando o método por imagem, o Centro tem desafogado a fila de espera da Central Municipal de Regulação para a realização dos exames que antes eram feitos pelas clínicas conveniadas ao Sistema único de Saúde (SUS). Mas, apesar da crescente, exames como ressonância, densitometria óssea e mamografia ainda apresentam baixa procura no município.


- Exames realizados através de imagem têm importância relevante na prevenção e tratamento de doenças, pois a maioria das doenças não tem sinais ou sintomas no seu início. Estamos prestando um serviço de excelência no Centro de Imagem, buscando atender o público da melhor forma possível - destacou o prefeito José Luiz Nanci.

Com entrega de resultados em até sete dias úteis, o Centro de Imagem recebe pedidos de todas as unidades de Saúde, e um dos exames mais procurados é a ultrassonografia, com mais de 3 mil realizadas mensalmente. Atendendo ao município e as cidades vizinhas, por meio de uma pactuação intermunicipal, o Centro se tornou uma referência na promoção e acesso à saúde.


- O Centro é uma unidade de saúde que presta à população usuária um serviço de qualidade, que vem para subsidiar tratamentos em saúde, em diversos níveis de complexidade, uma vez que promove diagnósticos de alta qualidade através de exames de imagem, extremamente importante na identificação e tratamento de doenças - destacou Simone Oliveira, diretora administrativa do equipamento.


Dentre as especialidades da unidade estão ressonâncias magnéticas, mamografias digitais, ecocardiogramas, ecocardiograma pediátrico, endoscopias digestivas, densitometrias ósseas, eco-colordoppler/vascular, eletroneuromiografias, eletroencefalogramas, MAPA e HOLTER 24 horas.  


Em 2019, o Centro recebeu um novo e moderno mamógrafo, que triplicou a possibilidade de exames de 20 para 64 atendimentos por dia. Um destaque das especificidades são os exames para gestantes como a translucência nucal, considerado o exame mais importante do período de gestação, realizado em mais de 20 mil gestantes este ano. O exame, efetivado entre a 11ª e 14ª semana, é uma medida realizada na região da nuca do feto. Esta medida estima o risco do feto ter algumas doenças, entre elas a Síndrome de Down e as cardiopatias congênitas. Os resultados desses exames seguem como prioridade, sendo entregue às gestantes até no máximo o dia seguinte de realização. 


SERVIÇO

Centro de Imagem

R. Cel. Serrado, 1600 - Ze Garoto


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page