top of page

Coisas da pandemia, por Paulinho Freitas

SÃO GONÇALO DE AFETOS

Reprodução
Reprodução

Gilmar namorou Hilda Helena por vários anos e depois de muita pressão por parte dela e da família dela foram morar juntos. Gilmar ficava um mês trabalhando na cidade e um mês em viagem de trabalho. Tudo correndo as mil maravilhas. Gilmar, um excelente amante, esposo dedicado, homem sério e exemplar. Hilda Helena é o tipo de mulher com olhos grandes e claros com sardas e cabelos ruivos, a meiguice em pessoa até alguém citar o nome de seu amado, ela virava uma fera, se mordia de ciúmes e praguejava todas as vizinhas, o pobre do Gilmar quando estava em casa não podia nem beber uma gelada com os amigos, ela ficava possessa e fazia o maior escândalo. Se quisesse beber que fosse dentro de casa.


O problema maior é que veio a pandemia e como Gilmar tem mais de sessenta anos foi posto em trabalho home office, o que Hilda Helena descobriu primeiro que ele. Isso aconteceu num momento de distração de Gilmar ao ir ao banheiro e deixar o Laptop aberto. O e-mail chegou neste momento e ela viu. Dali em diante Gilmar virou uma pilha de nervos, tudo dava errado, tudo estava mal e ele era o mau humor em pessoa.


Depois de quase dois meses sem sair de casa, Gilmar acordou dizendo estar sentindo os sintomas da covid e pediu que a mulher não ficasse perto dele. Isolou-se por sete dias no outro quarto e depois saiu para fazer o teste, de lá ligou para Hilda Helena avisando que iria ficar internado e não poderia receber visitas. O mundo de Hilda Helena desabou, fez promessa para todos os Santos, chorava dia e noite, só tinha notícias do marido uma vez por dia quando o médico ligava e todos os dias a mesma noticia:


_ Ele está intubado, mas responde bem ao tratamento, já começamos a diminuir o oxigênio acho que logo, logo ele estará recuperado.


No outro lado da Baia de Guanabara Gilmar se esbaldava no berço do samba, no bairro Estácio de Sá, em pagodes clandestinos no Morro de São Carlos nos braços de Maria Luísa, com quem mantinha um casamento nos mesmos moldes do que mantinha com Hilda Helena. Na verdade, quando uma pensava que ele estava viajando, ele estava na casa da outra. Mas como nada fica escondido por muito tempo, Hilda Helena descobriu a traição ao ir até o hospital num momento de desespero e quando Gilmar voltou para casa “curado do Covid” foi recebido com uma panela de pressão na cabeça e mais um monte de socos e pontapés e agora está lá no Pronto Socorro, com duas costelas quebradas, dez pontos na cabeça e sem dois dentes na frente. O médico, na verdade, Jurandir, amigo de Gilmar já está ligando todos os dias para Maria Luísa dando as notícias de melhoras de Gilmar assim como fez com Hilda Helena. Ocorre que esta já ligou e contou tudo para a rival que com sangue nos olhos espera ansiosa pela alta de Gilmar. É melhor ele pegar Covid porque se Maria Luísa e seus parentes o pegarem antes, não vai dar tempo nem de intubar.

Paulinho Freitas é compositor, sambista e escritor.




POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page