top of page

Coronavírus desmoraliza ainda mais o Governo Nanci, por Mário Lima Jr.


Uma pandemia ataca o mundo e São Gonçalo não está livre dela. O povo da cidade está amedrontado, nervoso e doente, da mente e do corpo, ansioso por ações de defesa do governo municipal contra o novo coronavírus. E embora exista algum esforço do Poder Executivo em agir com os recursos disponíveis, diante das pessoas o que se destaca é a gagueira do prefeito, incapaz de esconder a incompetência do governo.


O “canal direto de esclarecimentos e informações” através do WhatsApp (21) 96597-5309, criado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, leva dias para responder aos pedidos de informação e quando responde usa palavras evasivas, jogando a responsabilidade do problema para a própria Secretaria Municipal de Saúde.


O comércio em Alcântara, maior polo comercial da cidade, continua funcionando quase a todo vapor, embora o governo municipal tenha determinado a suspensão das operações. Não há punição real a quem desobedece a um governo desmoralizado.


O Governo Nanci atingiu um nível de desorganização e loucura inacreditável por causa do coronavírus. Moradores cobrando explicações nas redes sociais do governo são sumariamente bloqueados. Ninguém acredita na capacidade do governo municipal, prefeito e secretários, de auxiliar a população a superar os meses de desenvolvimento do COVID-19 e de isolamento social.


Aproveitando a descrença popular, a quantidade de notícias falsas circulando na Internet é assustadora. Tem foto de Nanci bebendo cerveja em um bar vazio, enquanto administra à distância, por telefone, o gabinete de crise. De homens construindo covas nos cemitérios porque o número de mortos está prestes a explodir. E um decreto do prefeito ameaçando aposentados que forem pegos na rua com o corte de suas aposentadorias.


O desgaste da imagem do prefeito cresceu tanto com a ascensão do novo coronavírus, a níveis nunca vistos em mais de três anos de gestão, que foi criada uma página dentro do site da Prefeitura para divulgar as informações oficiais sobre a crise através de um boletim. Por iniciativa própria, o governo se comprometeu a atualizar a página todos os dias, às 9h. Eis que no terceiro dia de boletim a página só foi atualizada à tarde. No quarto dia atrasou também. Hoje é o quinto dia após a promessa do governo, são 14h, e o boletim sobre o impacto do coronavírus na cidade ainda não foi atualizado. Quebrando suas promessas, o próprio Nanci se torna um facilitador da proliferação de mensagens falsas que destroem sua imagem política.


Um dos principais questionamentos da população é que São Gonçalo, cidade de mais de um milhão de habitantes, não apresentou nenhum caso confirmado da COVID-19. Há 219 casos suspeitos e esse número vem aumentando desde o dia 17/03, quando havia 75 casos. Tudo indica, inclusive o posicionamento oficial, que São Gonçalo não tem condições de realizar sequer um teste da COVID-19. Os casos suspeitos são descartados através de testes para outras doenças. Aquilo que deveria ser uma boa notícia, a ausência de casos confirmados, por falta de confiança no governo na boca do povo se torna uma piada.


Morador de uma cidade suja e violenta, sem transporte eficiente e com poucas opções de lazer, é no mínimo cruel que o gonçalense seja desrespeitado e maltratado até diante de uma pandemia.

Mário Lima Jr. é escritor.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page