top of page

Defesa Civil de São Gonçalo indica pontos de apoio em casos de chuvas fortes

Ao todo, 18 bairros têm locais para receber munícipes em casos de chuvas fortes e acionamentos das sirenes

Foto: Lucas Alvarenga
Foto: Lucas Alvarenga

A Subsecretaria de Defesa Civil de São Gonçalo atualizou os pontos de apoio que atendem às 25 sirenes do sistema de alerta e alarme no município. Os locais estão identificados por uma placa com a informação “Ponto de Apoio para chuvas Fortes”. Os pontos de apoio são locais seguros sinalizados pela Defesa Civil, para onde os moradores de áreas de risco a desastres devem se dirigir em caso de chuvas fortes e acionamentos das sirenes.


- É muito importante que os moradores já tenham separado um kit de emergência com documentos, remédios, calçados (sem salto e antiderrapante), material de higiene, água e alimentos - alertou o Coronel Fernando Rodrigues, subsecretário de Defesa Civil de São Gonçalo.

É possível encontrar os pontos de apoio nos seguintes bairros: Arsenal, Barro Vermelho, Boa Vista, Covanca, Engenho Pequeno, Gradim, Itaúna, Laranjal, Lindo Parque, Mutuaguaçu, Nova Grécia, Novo México, Patronato, Porto Novo, Sete Pontes, Tenente Jardim, Venda da Cruz e Zumbi.


Quando a sirene emite o aviso de mobilização, significa que há o risco de deslizamento. Assim, o morador deve ficar atento, pois ao ouvir a sirene, sua ação deve ser automática: reunir a família, pegar o kit de emergência e ir ao ponto de apoio.


Esse trabalho de prevenção reforça a importância do Sistema de Alerta e Alarme para minimizar os riscos de desastres. As sirenes são ferramentas de prevenção, que possibilitam que os moradores de áreas de risco sejam avisados com rapidez sobre a urgente necessidade de sair de casa e ir a um local seguro.


- Paralelamente, estamos implantando os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil para apoiar e capacitar essas áreas de redução de riscos de desastres, por meio de seus coordenadores voluntários - afirmou o subsecretário.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page