top of page

Dimas e Altineu devem protagonizar 'terceiro turno' em 2022

Os dois são os principais nomes para uma vaga na Câmara Federal nas eleições deste ano. Veja os outros nomes para a Alerj


Por Rodrigo Melo

Altineu Cortes e Dimas Gadelha/Foto: Reprodução Internet
Altineu Cortes e Dimas Gadelha/Foto: Reprodução Internet

O mundo político na terrinha de São Gongon vai tremer esse ano. Além das eleições para governador e presidente, que devem agudizar mais do que o normal corações e mentes do eleitorado, estarão em disputa quase que de foice no dia 08 de outubro 70 vagas para a Alerj e 46 cadeiras para a Câmara Federal que o Rio tem direito.


Em São Gonçalo, devem se lançar, com alguma relevância eleitoral a uma vaga na Alerj, o filho do prefeito Nelson Ruas (PL), o pupilo Douglas, super secretário do governo do capitão reformado, seu extremo oposto oposicionista, Prof. Josemar (Psol) e Dejorge Patricio (Rep), que desde 2016 nada, nada, e morre na praia.


Na faixa intermediária, correndo por fora, existe uma enormidade de candidatos, dos quais cito apenas Jalmir Junior (PRTB - que já exerce mandato como suplente) e o João Pires (PSB), que bateu na trave para a Câmara de Vereadores e continua tendo consigo a força da turma endinheirada do ‘Acredito’.



Para a Câmara Federal devem se apresentar o já deputado Altineu Côrtes (PL) sentado na grana das emendas parlamentares e do fundo partidário, e o médico sanitarista Dimas Gadelha (PT), com um patrimônio de 184 mil votos obtidos nas eleições de 2020 que o credencia como principal aposta petista no segundo maior colégio eleitoral do estado.


Diferentemente da disputa para a Alerj, onde dezenas de candidatos têm potencial de surpreender e vencer as eleições, poder desembarcar em Brasília eleito em 23 é pra pouca gente em São Gonçalo além de Dimas e de Altineu, que devem polarizar a disputa na cidade, repetindo 20 numa espécie de terceiro turno.


Altineu, um dos príncipes do "centrão", bolsonarista neófito e co-mandante da Prefeitura de São Gonçalo, foi o grande mentor da campanha traumática que levou à vitória acirrada de Nelson Ruas por pouco mais de 6 mil votos no segundo turno contra Dimas Gadelha.



Muita água vai rolar debaixo da ponte até o prazo fatal de abril. Incluindo a novidade da formação das federações, que deve dar um outro desenho às nominatas e aos resultados. A ver.


O jogo é jogado.


Calcanhar de Nelson

Todos já devem ter ouvido falar dessa expressão que vem da mitologia grega. Aquiles, o invulnerável, não era tão invulnerável assim, e morreu flechado no calcanhar, seu ponto fraco.


O ponto fraco do capitão é paradoxalmente naquilo que demonstrava mais força em sua campanha: a segurança pública. E o veneno mortal na ponta da flecha no seu calcanhar são as barricadas que se multiplicam por toda a cidade, até em áreas consideradas nobres, como o Paraíso.


E quando uma fraqueza vira fato político e desse fato memes que surgem aos borbotões nas redes sociais, é que a coisa tá feia. Como esses abaixo. Aceitamos contribuições de mais memes com o tema nos comentários.




 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.




POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page