top of page

Educação de São Gonçalo participa de congresso sobre direitos e garantias


Foi realizado nesta quarta-feira (11), na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc), o Congresso sobre Direitos e Garantias na Comunidade Escolar, com o Procurador da República, Guilherme Schelb. Profissionais da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo participaram do evento. 


Construir um direcionamento estratégico para garantir os direitos humanos na comunidade escolar e analisar formas de agir em casos de violência com estudantes e professores. Estes foram alguns objetivos alcançados durante o Congresso. O Procurador Schelb reafirmou o compromisso em relação ao cuidado de crianças como forma de transformar o mundo e enfatizou que "Quem protege a criança também deve ser protegido". Como suporte, o secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes, anunciou melhorias, como o aumento do quantitativo de psicólogos e assistentes sociais para o atendimento necessário, reafirmando o seu compromisso com estudantes e Profissionais da Educação.

Durante o evento, Schelb abordou os seguintes temas: o cuidado jurídico com professores e alunos; direcionamento estratégico para garantir os direitos na comunidade escolar; violações aos direitos dos professores; como agir em casos difíceis envolvendo alunos; e o poder familiar, entre outros.


Contribuiu também, a Juíza da Infância e Juventude, Glória Heloísa Lima da Silva, na abordagem da importância da mediação para solução de conflitos, sendo esta permeada pelo diálogo e pelo entendimento das partes. Na ocasião, expôs formas de resolver determinadas situações ocorridas no espaço educacional.


A subsecretária de Ações Pedagógicas, da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, Gisele Herdy Dutra, concorda que "Discutir deveres e direitos e garantias no espaço escolar e conhecer as leis que regem a Educação é fundamental para oportunizar esclarecimentos e orientar as ações do poder familiar, do  poder público e da sociedade em geral. Para conhecer direitos e deveres, não há melhor caminho: é preciso estudar. Isso possibilitará também melhorias na prática docente e discente" concluiu Gisele.


A atuação pedagógica com base no alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável foi outro tema abordado no Congresso como forma de melhoria social. Um trabalho que vem sendo amplamente executado na Rede Pública Municipal de Educação de São Gonçalo. Várias ações praticadas serão apresentadas na II EXPOECO, a ser realizada de 15 a 21 de setembro, no Partage Shopping, em São Gonçalo.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page