top of page

Em posse, Nelson Ruas diz que irá combater as pandemias de Covid e do descaso em São Gonçalo

O prefeito prometeu trabalhar para resgatar a autoestima do gonçalense


Por Rodrigo Melo

Nelson disse que irá governar para todos/Foto: Reprodução TV Câmara
Nelson disse que irá governar para todos/Foto: Reprodução TV Câmara

Nelson Ruas dos Santos (Avante), 62 anos, tomou posse como prefeito de São Gonçalo no início da tarde desta sexta (1) na Câmara de Vereadores. O capitão reformado da PM, antes do discurso de posse, pediu um minuto de silêncio ao Plenário em homenagem às vítimas da Covid-19 no município, que hoje deve bater a triste marca de 1.000 mortos.


Sérgio Gevu (PL), o vice de Nelson, também foi empossado.


O prefeito enalteceu a atitude da Câmara em arquivar, no apagar das luzes da última legislatura, o Projeto de Lei 237/20 e a mensagem executiva 018 que aumentavam em até 45% os salários do chefe do executivo e do vice, além de todo o primeiro e segundo escalões do governo.


Segundo ele, a mensagem foi enviada à Câmara sem seu conhecimento. O PL foi de autoria da Mesa Diretora da Câmara, agora comandada pelo vereador e governista Lecinho Breda (MDB).


Nelson, que ainda não anunciou o secretariado, prometeu combater o que chamou de duas pandemias: a Covid-19 e o "descaso" de décadas com o município "governo após governo". Também disse trabalhar para resgatar a autoestima do gonçalense trazendo para a cidade desenvolvimento, segurança e empregos, num esforço de união e reconstrução "sem olhar para o retrovisor" e "sem revanchismo".


- Esse poderia ser mais um discurso de posse como os que tivemos aí nos últimos 20, 30, 40 anos. Mas não é! Há muito pouco tempo para formalismos. Enquanto olhamos um para os outros aqui dentro, pessoas estão morrendo lá fora. Há gente precisando dos nossos hospitais, do nosso poder público. O meu dever, e o dever de cada vereador eleito, é se dedicar de corpo e alma às coisas, a essas pessoas, e dar o melhor de si neste momento. Além disso, existe uma cidade que luta contra uma outra pandemia há décadas, chamada descaso. Que vem devastando nossa São Gonçalo, governo após governo, ofuscando a alegria e a esperança de nossa gente, que hoje procura aquela São Gonçalo próspera de que um dia ouviram falar - disse o prefeito em trecho do discurso.


O deputado federal Altineu Cortes (PL), idealizador da candidatura de Nelson Ruas à Prefeitura, esteve presente à posse e foi convidado a compor a Mesa Diretora para acompanhar a cerimônia que, depois de muitos anos, não teve o hino municipal executado, de autoria do poeta Geraldo Lemos e conhecido na voz do cantor e compositor gonçalense Altay Veloso.


A cerimônia ocorreu com medidas restritivas por causa da pandemia, porém não impediu que houvesse uma semiaglomeração no interior do Plenário.


Veja o discurso de Nelson Ruas.


A propósito, este é o hino de São Gonçalo:



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page