top of page

Exposição '440 Olhares em São Gonçalo' é inaugurada

Instalação ficará na sede da Secretaria de Educação

A Secretaria Municipal de Educação inaugura, na próxima sexta-feira (22), às 10h, a exposição 440 Olhares. A mostra está sendo organizada através da Linha de Ação de Arte e Educação da Coordenação de Projetos, da Subsecretaria de Ações Pedagógicas, e ficará instalada na própria sede da secretaria, no Mutondo.


O trabalho foi realizado a partir das palavras: criar, cuidar, inspirar e sustentar, que deram vida a trabalhos artísticos visuais, que os participantes durante o processo de realização do projeto foram estimulados a fazer, pensando na questão da sustentabilidade, e de uma construção envolvente em prol do meio ambiente. Tudo isso a partir da elaboração de papel reciclável, tintas orgânicas e reaproveitamento de materiais. Todo o processo foi realizado coletivamente, diversificando as possibilidades estéticas e ampliando as perspectivas de criação dos envolvidos no trabalho.

Ao longo de três anos de processo e muita inspiração, a professora e artista Ana Sobral, coordenadora da Linha de Ação de Arte Educação, realizou por meio das artes visuais a criação de narrativas artísticas de alunos e professores da Rede Municipal de Educação, a partir de um "click" da cidade, um olhar atento sobre um ponto escolhido pelos participantes.

Esse processo foi organizado através de um trabalho coletivo, gerenciado por uma curadoria formada por quinze profissionais da Educação e ligadas às linguagens das artes, que será aberto no novo espaço “Ocupação Estética dos 440”, no novo prédio da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo - Semed.


- Durante o trabalho, a necessidade de observação do seu território-local, o espaço de sua vivência, o reconhecimento de formas, luzes, contornos, cores, harmonia e desequilíbrio, foi um convite para olhar e produzir uma experiência estética de reencantamento, de releitura sobre a nossa relação com a cidade, estimulando a composição de múltiplas linguagens das artes - afirma Ana Sobral, coordenadora e uma das idealizadoras do Click Sustentável.


Reunindo tantos artistas, a Exposição 440 Olhares de São Gonçalo sensibilizará ao proporcionar uma experiência estética que provocará  emoções, novas leituras das artes e da cidade, renovando nossos ideais.

- Não haveria melhor forma de encerrarmos o grande processo educativo de comemoração dos 440 anos de São Gonçalo do que inaugurando este novo espaço, que levará o título de 440, com um novo olhar para a cidade e para as artes - afirma Marcelo Azeredo, secretário de Educação.


A sustentabilidade é conteúdo motivador nas comemorações e reflexões dos 440 anos de Fundação do Município de São Gonçalo, cidade da região Leste Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. A exposição foca na valorização de um olhar sobre o seu local-território, em harmônica integração interdisciplinar. No destaque a produção das escolas municipais Alberto Torres, Paulo Freire, Joaquim Lavoura, Paulo Roberto Macedo Amaral, Coronel Amarante, CIEP 250 -Rosendo Rica Marco, CIEP 411 - Dr. Armando Leão Ferreira, Pastor Ricardo Parise, Irene Barbosa Ornelas, Salgado Filho, Dias Gomes, Ronald de Souza, Roberto Silveira, Elpídio dos Santos, Lúcio Thomé Feteira, Ernani Faria, Jardim de Infancia Menino Jesus, Castelo Branco e Castelinho, Valéria de Matos, São Miguel, Evadyr Molina, Nice Mendonça, Tom Jobim, Mentor Couto, São Miguel, Monsenhor Albuquerque, Almirante Alfredo Carlos S. Dutra, CIEP 125 - Paulo Roberto Macedo Amaral, Leda Vargas, Luiz Gonzaga, Raul Veiga e UMEI Margarida Maria e todas a edições da proposta Acolher e Cuidar.


Na realização da exposição, o desejo de operar em conjunto por mudanças cultural e social de mãos dadas, colaborando com a construção de formas de conscientização ambiental com criatividade. Nomes integrantes da Curadoria Coletiva: Ana Sobral,  Júlio Vidal , Ana Maria, Bruna Pelúcia, Edenise Almeida, Elda Pimentel, Júlia Rocha Brandão, Jussara Campos, Mônica Gonçalves, Priscila, Simone Albuquerque Mahon Silva, Sandra Fernandes Machado, Emanuelle Peres Nascimento (aluna em progressão). Glória Regina Barros


Abertura Exposição 440 Olhares em SG

Data: 22/11, 10h - Entrada Franca

Visitação: 25 de Novembro a 20 Dezembro

Local: Espaço 440 - SEMED

Endereço: Rua Uriscina Vargas, 36 - bairro Alcântara / São Gonçalo/RJ


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page