top of page

Familiares de Helter Barcellos recebem depoimentos e lembranças para criar memorial do professor

Um endereço de email foi disponibilizado para envio de depoimentos, fotos e vídeos

Professor Helter, um ícone gonçalense/Foto: Divulgação
Professor Helter, um ícone gonçalense/Foto: Divulgação

Familiares do Professor Helter Barcellos, falecido na madrugada desta segunda (4), aos 84 anos de idade por parada cardiorrespiratória, colocaram à disposição de amigos, personalidades próximas e profissionais que atuaram com o ex-secretário de Educação de São Gonçalo, um contato para envio de depoimentos, fotos e vídeos para a construção de um memorial ao educador, intelectual e ativista cultural.


As pessoas podem enviar o material para o email da filha do professor, Virgínia Barcellos: vicky02@gmail.com.


O belorizontino Helter Jerônymo Luiz Barcellos que, como o mesmo dizia, adotou a cidade de São Gonçalo aos cinco anos de idade, um ícone considerado por muitos o maior gonçalense vivo até a triste madrugada de hoje, contribuiu enormemente com o município no fomento da Cultura e da Educação, tendo fundado e dirigido instituições importantes como a Faculdade de Formação de Professores (FFP-UERJ), o Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (ICBEU), o Colégio São Gonçalo e o Instituto Superior Anísio Teixeira (ISAT), para ficar apenas nesses.


Helter é fundador da Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências (AGLAC), ocupando a cadeira que tem como patrona Maria Estephânia Melo de Carvalho e fundou em 1991, o Memor- Instituto Gonçalense de Memória, Pesquisa e Promoções Culturais do qual foi sócio ativo até a presente data. O hino de São Gonçalo, de autoria do poeta Geraldo Lemos, foi gravado, na voz do cantor Altay Veloso, por inciativa de Helter Barcellos.


O professor é lembrado pelos profissionais de ensino como o melhor secretário de Educação que a cidade já teve, tendo sido responsável em montar toda a estrutura de gestão da pasta que é utilizada até hoje e por criar o elogiadíssimo Plano de Cargos, Carreira e Salários dos professores quando atuou no governo Henry Charles (2001-2004).


Atualmente presidia o Abrigo do Cristo Redentor, no bairro Estrela do Norte.


O sepultamento será realizado amanhã no Cemitério Parque da Colina, em Pendotiba, Niterói. A família não deu informações sobre o horário.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page