top of page

Governo Nelson impõe nova derrota aos professores

Vereadores aprovam mensagem que extingue mais de mil cargos da Educação


Por Cláudio Figueiras

Professores já podem pedir música. Mas uma música triste/Foto: Reprodução Facebook
Professores já podem pedir música. Mas uma música triste/Foto: Reprodução Facebook

Os professores de São Gonçalo sofreram um duro golpe nesta terça (26) na Câmara de Vereadores. Mais um, em pouco mais de um ano.


Os vereadores aprovaram Mensagem 09/2022 enviada pelo governo Nelson Ruas (PL) que extingue mais de mil cargos docentes do primeiro segmento (equivalentes ao antigo primário de 1ª a 4ª série) para substituí-los por professores de apoio a estudantes portadores de deficiência ou de necessidades de ensino domiciliar.


Os profissionais reclamam que as mudanças foram propostas sem ouvir a categoria e sem nenhum debate em audiência pública. Segundo afirmam, a Mensagem executiva também propõe algumas mudanças administrativas que podem prejudicar trabalhadores e trabalhadoras que fazem "dobra", isto é, que recebem a mais no salário por cumprirem carga horária maior na rede municipal de ensino.



Em sessão tumultuada e sob protestos dos docentes, a proposta do governo foi aprovada por 22 votos a 5. Os vereadores de oposição, Prof. Josemar (Psol) e Romario Regis (PCdoB) tentaram emplacar duas emendas supressivas, mas foram barrados por seus pares.


É a terceira derrota dos professores imposta pelo governo Nelson. Em agosto de 2021 a categoria passou por reforma previdenciária que, dentre outras perdas, viu o desconto subir de 11% para 14% no salário. Em dezembro, viria o maior baque, com a extinção do plano de carreira, considerado o melhor do estado do RJ.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page