top of page

Imigração Italiana para o Rio de Janeiro é tema de exposição no Espaço Correios em Niterói

Instalação vai do dia 07 de agosto a 18 de setembro

Imigrantes na Hospedaria da Ilha das Flores, no Rio de Janeiro. Fundo Correio da Manhã
Imigrantes na Hospedaria da Ilha das Flores, no Rio de Janeiro. Fundo Correio da Manhã

A história da imigração é tema da exposição Imigração Italiana para o Rio de Janeiro, a ser inaugurada no próximo sábado (7), no Espaço Cultural Correios Niterói.


Composta por documentos pessoais e familiares, fotografias, propagandas, matérias de jornais e entrevistas de imigrantes e descendentes, a exposição conta um pedaço da história da imigração italiana para o Brasil a partir das condições de partida, viagem e chegada de milhões de imigrantes no Rio de Janeiro, incluindo a passagem pela Hospedaria da Ilha das Flores e as redes de sociabilidade entre italianos já em terras brasileiras. Além da cidade carioca, a presença italiana também se destaca nas regiões Metropolitana, Serrana, Noroeste e Médio Paraíba do estado.



As experiências do passado também provocam considerações sobre o presente. A exposição busca refletir sobre o atual cenário da Itália enquanto país não mais de saída, mas de recepção de imigrantes.



A exposição ficará em cartaz até 18 de setembro e tem curadoria do Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores, grupo de pesquisa, ensino e extensão vinculado à Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


O Espaço Cultural Correios Niterói está localizado na Av. Visconde do Rio Branco, 481 - Centro, Niterói – RJ.



O horário de funcionamento é de segunda a sexta, de 11h às 18h, e sábado de 13h às 17h. Não abre aos domingos e feriados. A visitação é gratuita e segue os protocolos sanitários, como uso obrigatório de máscara e álcool em gel.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page