top of page

Mapa do Impeachment: Altineu está indefinido

No Rio, 9 são a favor, 7 contra e 29 continuam em cima do muro


Por Cláudio Figueiras

Partido de Altineu, o PL, é um dos que dão sustentação ao governo Bolsonaro/Foto: Reprodução
Partido de Altineu, o PL, é um dos que dão sustentação ao governo Bolsonaro/Foto: Reprodução

Na véspera de mais uma manifestação pelo #ForaBolsonaro em todo o Brasil, o movimento Vem Pra Rua criou o site Mapa Adeus Bolsonaro, no qual é possível saber como votaria cada deputado federal caso um pedido de impeachment fosse pautado hoje, 23 de julho: 112 são favoráveis ao impedimento de Bolsonaro, 45 são contra e 355 ainda não se posicionaram.



De acordo com a plataforma, no Rio de Janeiro 9 deputados são a favor de cessar agora o mandato do presidente, 7 são contra e 29 seguem indefinidos, entre eles, a notória bolsonarista Major Fabiana (PSL), a enrolada Flordelis (PSD) e o ita-gonçalense Altineu Cortes (PL), que tem grande influência no governo Nelson Ruas (PL).



O PL, partido de Altineu, é um dos que compõem o bloco do chamado "centrão" na Câmara, que dá sustentação ao governo Bolsonaro, mas que ultimamente tem flertado com uma provável candidatura Lula (PT) ao Planalto em 2022. Marcelo Ramos (PL/AM), vice-presidente da Câmara, em meio à polêmica do "fundão eleitoral" anunciou oposição ferrenha ao Planalto esta semana.


Para abertura do processo de impeachment na Câmara dos Deputados, é necessário primeiro aceitação da denúncia pelo presidente da Casa Legislativa, Arthur Lira. Depois de aceito, o pedido é levado ao Plenário onde deve ser aprovado por 2/3 dos deputados, o número mágico de 342 parlamentares.



Sábado de manifestações

Com mais de 200 atos confirmados até agora, inclusive em outros seis países, movimento sociais, sindicatos e partidos de diversos espectros ideológicos, da direita à esquerda, sairão às ruas novamente no próximo sábado, no ato 24J, tendo como principais bandeiras mais vacina e o “fora Bolsonaro”, entre outras reivindicações.



No estado, 19 cidades confirmaram atos e manifestações pela manhã, tendo como destaque o Rio de Janeiro, que terá como ponto de partida o monumento de Zumbi dos Palmares, na Av. Presidente Vargas, às 10h.





POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page