top of page

Maricá: prefeitura banca mais de 2 mil bolsas em universidades conveniadas

No domingo foi realizado vestibular para faculdades conveniadas ao programa Passaporte Universitário

As universidades conveniadas ao Passaporte Universitário, programa vinculado à Secretaria de Educação, aplicaram no último fim de semana as provas de vestibular para a nova etapa, que prevê a concessão de mais 2 mil bolsas de estudo de graduação gratuitas para moradores da cidade.


Atualmente 2.700 pessoas já estudam com seus custos integralmente cobertos pela Prefeitura. Ao todo, cinco instituições são credenciadas pela prefeitura para receber alunos com bolsa integral. As provas foram realizadas sábado e domingo, das 9h às 16h, na Escola Municipal Caic Elomir Silva, em São José do Imbassaí. A aprovação neste vestibular é condição para a inscrição no programa.

A estudante Jhenyfer Rodrigues, de 17 anos, que sonha em cursar arquitetura e urbanismo comentou sobre a oportunidade de cursar o ensino superior com bolsa integral pelo Passaporte Universitário.


“Eu fiquei muito feliz de que isso seja feito pela população, até porque muitos não têm condições de pagar a faculdade. É uma forma de incluir a população mais pobre na universidade”, disse.

“Para quem é de Maricá como eu sou e teve que sair daqui para ter o ensino superior é um grande avanço. Esse programa é inovador não só para o município, como para o país também”, concluiu a secretária de Educação, Adriana Luíza da Costa.


“Achei um vestibular bem tranquilo. Se não fosse o programa eu não teria a oportunidade de cursar o que eu quero, que é arquitetura. A oportunidade é bem legal para as pessoas que não têm condição de pagar a universidade particular e nem passar no Enem”, comentou Lucas Siqueira, de 20 anos.


“Minha família me incentivou a tentar Direito porque tenho vários parentes na área de Segurança Pública”, emendou Lucas Martelote, 18 anos, morador do Centro.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page