top of page

Natalzada Gonçalense. Uma reflexão dos crias, por Romario Regis


Natal chegando e você deve estar, assim como eu, analisando quais serão as casas que você vai brotar durante a madrugada para comer umas rabanadas, um pernil e tudo que sua barriga aguentar.

Só quem é cria sabe o que é depois da meia noite começar a fazer umas ligações (agora mensagens no whatsapp) para dar um rolê pelo bairro ou pela cidade buscando umas resenhas natalinas que foi (ou não) convidado.



Existe uma tradição da madrugada natalina que está acabando, mas ainda é importante para quem é cria. As relações do natal são variadas e possuem várias camadas. Existe a comemoração mais conservadora com todo mundo na mesa e no mesmo lugar, tem as menos conservadoras que mesclam a ceia natalina com uma festa depois e tem os caminhos da madrugada de quem pega o carro, moto ou sandália para dar feliz natal pessoalmente na casa dos outros.

Toda data comemorativa tem seu underground e o underground do carnaval é muito divertido. É uma espécie de micareta do carinho pois as pessoas não vão buscar gente para ficar (alguns sim) ou diversão, mas vão buscar um abraço aleatório nas casas dos amigos e de pessoas com profundas conexões.


Feliz natal pra você e manda o endereço para eu comer um pernil por ai.

Romario Regis é Gonçalense nascido no Mutuapira, consultor de comunicação e político. Como fundador da Agência PapaGoiaba e comunicador popular, tem procurado boas histórias sobre São Gonçalo para compartilhar com as pessoas.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page