top of page

Nelson Ruas retoma tema das barricadas em cerimônia do Segurança Presente

Expansão do programa é um presente do governador em exercício Cláudio Castro ao prefeito


Por Cláudio Figueiras

Nelson marca um ponto na gestão/Foto: Renan Otto
Nelson marca um ponto na gestão/Foto: Renan Otto

O governador em exercício Cláudio Castro (PSC), que vem se movimentando em viabilizar uma eventual reeleição em 2022, irá bancar a expansão da operação Segurança Presente em São Gonçalo. A decisão de Castro é um baita de um presente ao prefeito Nelson Ruas (PL), que teve no programa uma de suas principais bandeiras de campanha nas eleições do ano passado.


O anúncio, feito nesta quarta (24) com pompa, circunstância e presença de várias autoridades do estado e município, dentre elas o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), foi transmitido pelo secretário de Governo, André Lazaroni, em solenidade no antigo Centro de Integração do Comperj, no bairro Estrela do Norte, prédio que vai abrigar a Secretaria de Ordem Pública (SEMOP) e o Centro de Tecnologia e Monitoramento.


O programa, que será bancado integralmente pelo Estado em São Gonçalo, contará com reforço de mais 115 agentes de segurança, totalizando o efetivo diário de 155 profissionais nas ruas, subordinados à Secretaria de Governo do estado e à SEMOP.


O tema segurança pública, que andava meio de lado no governo, ganhou força no discurso do prefeito que, pela primeira vez após a posse, voltou a falar numa cerimônia pública sobre a necessidade de uma cidade segura para a retomada dos investimentos. E também voltou a falar delas, as barricadas, o pesadelo dos moradores de São Gonçalo que votaram em peso no 70 nas últimas eleições para se livrarem desse tormento:

- São Gonçalo precisa ser respeitada, pois melhorando a segurança vamos manter as empresas, atrair novas, já que são elas que geram empregos e renda no município. Estou muito satisfeito em realizar essa solenidade onde será a base da Secretaria de Ordem Pública e onde nós vamos instalar futuramente o centro de monitoramento de toda a cidade. Não temos mais como virar as costas para a tecnologia e precisamos das câmeras para entrar nos 33 bairros com barricadas - disse o prefeito.


O moderno prédio, onde ocorreu a solenidade, foi cedido pela Petrobras ao município em junho de 2020 durante o governo José Luiz Nanci.


As equipes do São Gonçalo Presente irão atuar de 5h às 23h, todos os dias, em motos e viaturas, exclusivamente em áreas urbanas de grande movimentação e concentração de estabelecimentos comerciais.


Todo o planejamento das rondas seguirá as informações obtidas a partir da mancha criminal do município, visando à redução dos índices de violência.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page