top of page

Petrobras cede à Prefeitura de São Gonçalo prédio na Estrela do Norte

O prédio representa o que há de mais avançado na arquitetura contemporânea, passa em definitivo para o patrimônio do município e pode abrigar a nova sede do Executivo

Prefeito assinou o termo nesta sexta/Foto: Divulgação
Prefeito assinou o termo nesta sexta/Foto: Divulgação

A Petrobras assinou, nesta sexta-feira (26), o termo de renúncia do direito real de uso do terreno cedido pela Prefeitura de São Gonçalo, em 2009, no bairro Estrela do Norte. Com isso, todo o espaço, incluindo o prédio construído pela empresa estatal, passa a ser propriedade permanente do Município.


O documento foi assinado no gabinete do prefeito José Luiz Nanci, com a presença da chefe de Gabinete, Eliane Gabriel, do procurador geral, Luiz Tubenchlak, e de representantes da Petrobrás. 

De acordo com Nanci, o local será utilizado para abrigar secretarias e outros órgãos da Prefeitura, de modo gradual:


- Vamos equipar o espaço para começar a ocupá-lo aos poucos. Estamos enfrentando um momento difícil, devido à pandemia, então vamos ter calma para começar a utilizá-lo no momento certo - explica o prefeito.

O prédio abrigou o Centro de Integração do Comperj de 2009 a 2015, e integra uma área total de 4.714 metros quadrados, com estacionamento e quadra poliesportiva.


A torre principal possui três andares com 36 salas, elevador e banheiros com acessibilidade, recepção e ar condicionado central, além de ser ecologicamente sustentável, representando o que há de mais avançado na arquitetura contemporânea.  


Desde o incêndio que atingiu a Prefeitura na Avenida Feliciano Sodré em 2017, o prefeito José Luiz Nanci e colaboradores que compõem o governo articulavam com representantes da Petrobras a cessão do equipamento em definitivo à municipalidade, com vistas a se transformar possivelmente na nova sede administrativa da cidade.


O prédio, em frente ao conjunto arquitetônico histórico do Abrigo do Cristo Redentor, fica numa área conhecida como "Novo Centro" de São Gonçalo, que recebeu investimentos maciços na construção civil nos últimos anos, e ainda é vizinho ao empreendimento comercial Icon Business Mall, do Clube Mauá, Lavourão e Sesc.

Um dos equipamentos de construção civil mais modernos do seu tempo/Foto: Reprodução
Um dos equipamentos de construção civil mais modernos do seu tempo/Foto: Reprodução


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page