top of page

População em situação de rua é testada para Covid-19 em Maricá

A ação aconteceu na Praça da Bandeira, no Centro

Foto: Clarildo Menezes

A Secretaria de Saúde de Maricá fez nesta sexta-feira (10/07) a testagem para Covid-19 na população em situação de rua da cidade. A ação aconteceu na Praça da Bandeira, no Centro. A testagem – no modelo rápido – continuará sendo feita de forma itinerante em pontos que costumam concentrar esse público-alvo. A primeira fase contou com 50 testes, feitos pela equipe do Consultório na Rua (Cnar). Segundo o cadastro do Cnar, Maricá tem, atualmente, 95 usuários em situação de rua.


- É importante realizar a testagem nessa população, pois estão o tempo todo em contato com outras pessoas, ou seja, com alto nível de contaminação - explica a secretária de Saúde Simone Costa, ressaltando se tratar de um tipo de público que se desloca constantemente e que vem sendo atraído para a cidade pelo fato de Maricá contar com um aparato de Saúde mais organizado. Até o início da tarde desta sexta-feira, dia 10, 24 pessoas foram testadas. Todas acusaram negativo para Covid-19.


- Caso tenhamos positivados para Covid-19, vamos dividir em duas etapas. Se possuir sintoma grave será feita uma articulação para que esse paciente fique em internação e mantenha o cuidado integral; se tiver sintoma leve ou se for assintomático ficará em isolamento em um quarto específico em um abrigo. Serão feitos os testes de todos os usuários que estiverem na rua e que quiserem fazer - esclarece a enfermeira do Cnar, Juliana Marins.


Um dos testados foi Severino Ramos, de 57 anos, conhecido como Painho, que veio de Areias, na Paraíba, e está em Maricá há 1 ano e 7 meses. Aprendeu o artesanato com a mãe, que fazia crochê e bordado, e essa é sua fonte de renda – abalada pela pandemia do novo corona vírus. Entre os produtos que vende estão brinco, colar, avião, jato, helicóptero – tudo feito com material reaproveitado, como plástico, latinha, madeira, papel, etc.


Severino sobrevivia vendendo suas peças no Centro, em uma feira que a pandemia está mantendo suspensa na Praça Orlando de Barros Pimentel, que está em obras. Vive no abrigo criado pelo município e ainda ajuda financeiramente um dos filhos, que tem problemas renais e faz hemodiálise três vezes por semana.


- Na Paraíba eu tinha muita concorrência na venda do meu artesanato, por isso resolvi sair de lá em busca de novas oportunidades. Estou lidando bem com a situação que estamos passando, ainda mais porque encontrei um lugar em Maricá. Eu eu meus amigos somos bem tratados aqui. E tenho fé em Deus que não vai acontecer nada comigo e meus amigos moradores de rua. Consegui o auxílio do governo e está me ajudando a passar por essa crise, sem contar o abrigo da prefeitura que me ajuda dando um lugar para ficar. Vendo meu artesanato à noite e nesses tempos as ruas estão vazias, mas estou confiante de que as coisas vão melhorar - diz Severino.


De acordo com o Cnar, o perfil da PSR,  em sua maioria, é  composta por homens, com idade produtiva (30 a 45 anos); o nível de escolaridade é variado, desempregados há bastante tempo, e um percentual significativo é oriundo de outras cidades.



POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page