top of page

São Gonçalo define estratégias no combate ao Coronavírus

A Prefeitura também criou um canal direto de esclarecimentos e informações através do número (21) 96597-5309

O secretário de Saúde, Jefferson Antunes, conduziu a reunião/Foto: Divulgação
O secretário de Saúde, Jefferson Antunes, conduziu a reunião/Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo realizou, na tarde desta terça-feira (3), a primeira reunião do plano de contingência contra o novo Coronavírus para definir as ações, preparar para o monitoramento, controle e assistência a possíveis casos de infecção. Médicos, enfermeiros, diretores e administradores dos postos de saúde, Polos Sanitários e hospitais públicos e particulares do município participaram do encontro.

Segundo o secretário de Saúde, Jefferson Antunes, duas ambulâncias serão disponibilizadas somente para possíveis pacientes com Coronavírus e os profissionais da rede irão fazer capacitação para coleta do material respiratório (COVID-19).


- Como todo Plano de Contingência, são traçados vários cenários e temos de pensar em tudo, desde uma situação mais leve até situações mais críticas. O objetivo do plano é direcionar ações e procedimentos de responsabilidade para se antecipar a possíveis surtos que podem ocorrer. O importante é que toda a rede esteja ciente dos critérios que devem ser observados na triagem, além dos protocolos e fluxos para encaminhamentos de materiais coletados para diagnóstico ou descarte dos casos que venham a ser considerados suspeitos - explica.

O plano de contingência será evoluído a cada etapa de enfrentamento do novo coronavírus. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Glaucia de Oliveira, é importante que os profissionais realizem a conduta de tratamento, de acordo com o protocolo.


- O importante é que toda a rede esteja ciente dos critérios que devem ser observados na triagem, além dos protocolos e fluxos para encaminhamentos de materiais coletados para diagnóstico ou descarte dos casos que venham a ser considerados suspeitos.


Ao se definir um caso como suspeito é importante proceder com o isolamento do paciente, através da colocação de máscara cirúrgica e segregação em área com pouca ou nenhuma circulação de pessoas. O fato deve ainda ser notificado imediatamente às autoridades epidemiológicas locais. “Só podemos realizar um plano de contingência com a unificação dos programas de saúde existentes no município. Realizando um acolhimento com qualidade, teremos êxito em nossa luta. Não podemos desvalorizar nenhum sinal ou sintoma”, explica a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues.


Como forma de desmentir possíveis “Fake News” e informar a população por meio de uma fonte segura, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de São Gonçalo criou nesta segunda-feira (2) um canal direto de esclarecimentos e informações através do número telefônico: (21) 96597-5309. O atendimento é realizado das 9h às 17h. É importante destacar que só serão aceitas mensagens escritas, não podendo ser enviado áudio ou realizar ligações.


Coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em dezembro de 2019, após casos registrados na China, e provoca a doença denominada COVID-19. A Vigilância Epidemiológica do município mantém hoje o monitoramento de dois casos suspeitos da doença.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page