top of page

São Gonçalo incentiva a doação de sangue durante a quarentena

Hemonúcleo dedica-se unicamente ao serviço de doação sanguínea

Devido ao isolamento social em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o número de doadores de sangue diminuiu. Por isso, o Hemonúcleo de São Gonçalo, localizado no Complexo Hospitalar Luiz Palmier, no Zé Garoto, está precisando de voluntários. O local é responsável pelo abastecimento do estoque sanguíneo dos hospitais da cidade que continuam realizando cirurgias de emergência. Em média, o Hemonúcleo produz quatrocentas bolsas de sangue por mês, salvando muitas vidas.

O Hemonúcleo também toma os devidos cuidados contra a propagação do Coronavírus. Os doadores são recebidos com álcool em gel e para evitar a aglomeração de pessoas, só entram cinco por vez. Com o isolamento social, o local que normalmente recebe 40 voluntários por dia, nesta segunda (6) registrou apenas cinco doadores aptos.


Outra medida adotada pelo centro de coleta foi cancelar as consultas para evitar o trânsito de pessoas no local, dedicando-se unicamente ao serviço de doação sanguínea. Vale ressaltar que o local também agenda grupos de doação com até dez voluntários.


Para ser um doador são necessários alguns pré-requisitos: ter entre 16 e 69 anos, se for adolescente de 16 e 17 anos, a doação deve ser autorizada pelo responsável; estar em boa saúde; pesar mais de 50 kg; não estar com sintomas de gripe e levar um documento de identificação com foto. É importante ressaltar que não é obrigado ir em jejum, mas o Hemonúcleo pede que antes da coleta a pessoa não consuma alimentos gordurosos.


O processo de doação é rápido, simples e seguro. Primeiro o doador passa por uma triagem com uma entrevista sigilosa e deve ser o mais honesto possível nas suas respostas. O material utilizado para a coleta do sangue é descartável e não traz nenhum risco à saúde do doador. Logo após a doação é oferecido um lanche para que o corpo se restabeleça e o melhor de tudo, a pessoa ainda ajuda a salvar vidas.


Serviço:

Hemonúcleo São Gonçalo – Complexo Hospitalar Luiz Palmier

Praça Estefânia de Carvalho s/n° - Zé Garoto- SG (Ao lado do Pronto Socorro Central)

Dias e horário: 2ª a 6ª feira das 7h às 12h

Caso tenha alguma dúvida o doador pode ligar para o atendimento do Hemonúcleo 2605-6795.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page