top of page

São Gonçalo possui serviço de coleta de pneus usados

Secretaria de Desenvolvimento Urbano recolhe material através de agendamento

Foto: Renan Otto
Foto: Renan Otto

A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, possui um canal de atendimento para que os gonçalenses solicitem o serviço de coletas de pneus usados. Os pedidos podem ser agendados através do programa Disque-Pneu pelo número (21) 97219- 6555. O serviço é realizado pelas equipes da Subsecretaria de Parques e Jardins, que fazem a coleta em estabelecimentos comerciais e residências, através de agendamento prévio. Os pneus recolhidos são transformados em material combustível de fornos, utilizados na fabricação de cimento.

O objetivo da ação é retirar pneus usados de circulação para evitar o descarte inadequado no meio ambiente, impedindo que sejam jogados nas ruas ou descartados junto com o lixo doméstico. As equipes realizam as coletas periódicas em estabelecimentos como borracharias, auto centers e residências. O descarte correto do material tornou-se uma questão fundamental para a prefeitura.


O subsecretário de Limpeza Urbana de São Gonçalo, Paulo Vallado, explica que o material não pode ser descartado em qualquer local.

- Você não pode simplesmente jogar o pneu no aterro sanitário. Muitas pessoas jogam nas ruas e até mesmo queimam o material. Encontramos uma empresa de São Paulo que realiza a coleta desses pneus usados e levam para o município do Rio de Janeiro, onde recebem tratamento para serem transformados em material combustível de fornos usados na fabricação de cimento - explicou Paulo.

Após serem feitas a coleta nos estabelecimentos, os pneus são alocados na subsecretaria de Parques e Jardins e aguardam a retirada pela empresa.

- É um trabalho excelente, pois evita que esse tipo de material seja jogado nas ruas e virem criadouros de mosquito da dengue. Utilizo esse serviço há cerca de dois anos - contou Gerson Antônio, que teve cerca de 100 pneus recolhidos pela Prefeitura em sua oficina de automóveis, no bairro Mutondo.

Já outro usuário relatou sua primeira experiência com o serviço do Disque-Pneu.

- Recebi a indicação desse serviço de um funcionário da Subsecretaria de Parques e Jardins, que estava trabalhando próximo à minha oficina. Resolvi ligar e o serviço funcionou perfeitamente. Achei excelente - disse Jorge Fernandes, que teve 30 pneus recolhidos em sua oficina, no Alcântara.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page