top of page

Transporte escolar liberado pra rodar em São Gonçalo

Serviço acompanha retorno gradual das aulas presenciais

Responsáveis devem ficar atentos às orientações/Foto: Divulgação
Responsáveis devem ficar atentos às orientações/Foto: Divulgação

Com a liberação de volta às aulas pela Prefeitura de São Gonçalo, a Secretaria Transportes (SEMTRAM) faz um alerta aos pais e responsáveis: ficarem atentos ao transporte escolar das crianças.


Para saber se está contratando os serviços de um profissional legalizado e com o veículo em condições de prestar esse tipo de serviço de forma segura, a SEMTRAM informa que os pais devem prestar atenção ao estado de conservação geral do automóvel e ao selo de vistoria, destaca a secretaria. A pasta estabelece regras para legalização e circulação desse tipo de transporte na cidade.

Entre os itens de segurança, os pais devem observar se os pneus do veículo possuem desgaste e se os cintos de segurança estão bem conservados.


Retorno seguro durante a pandemia

Com essa retomada gradual das aulas presenciais, surge uma preocupação a mais para os pais que decidirem levar seus filhos para as instituições de ensino: o risco de contágio do novo coronavírus no transporte escolar.


- Estamos orientando para que os legalizados sigam protocolos e orientações sanitárias para evitar o contágio do coronavírus - disse o subsecretário de Transportes, Fábio Lemos.

Para a segurança dos alunos, a secretaria recomenda as seguintes medidas de segurança: motorista e alunos devem usar máscaras de tecido durante todo o percurso; veículos do transporte escolar deverão intercalar um assento ocupado e um livre, orientar os alunos a não tocarem nos bancos, portas e janelas e disponibilizar álcool em gel 70% para higienização das mãos; janelas devem permanecer semiabertas para circulação de ar; os veículos do transporte escolar deverão ser higienizados entre uma viagem e outra.

Vistorias voltam em 2021

Este ano as vistorias voltam a ser realizadas pela Secretaria Municipal de Transportes, que já está providenciando os selos de vistoria para 2021. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o procedimento não foi realizado em 2020 e, portanto, o último selo válido é o de 2019.


Na vistoria realizada pela Secretaria são analisados o correto funcionamento dos freios, estado de conservação dos pneus, estepe, funcionamento das lâmpadas, limpadores de para-brisa e funcionalidade dos cintos de segurança. Cerca de 300 veículos devem passar pela vistoria esse ano.


Boletim Covid-19

A Secretaria de Saúde, em seu informe mais atual publicado ontem (25), divulgou que a cidade São Gonçalo teve 1.415 mortes por Covid-19 desde março de 2020. Pelas contas do estado, porém, esse número é maior: 1.438 vítimas fatais no município.

O Brasil, que ultrapassou a incrível marca de 250 mil mortos, passa por uma segunda onda de infecção que tende a ser ainda mais severa com novas cepas do vírus circulando. Há mais de um mês a média móvel diária passa de mil mortes. É a pior fase da pandemia no país.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page