top of page

Aliados de Douglas tentam convencer Garotinho a desistir de recurso no TSE

há 1 hora
2 min de leitura

Retirada do recurso pode abrir caminho para anulação definitiva dos 274 mil votos do ex-governador e dar vitória a Douglas ainda no primeiro turno


Douglas e Garotinho/Foto: divulgação
Douglas e Garotinho/Foto: divulgação

Aliados de Douglas Ruas (PL) começaram a atuar nos bastidores para convencer Anthony Garotinho (Republicanos) a desistir do recurso apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o indeferimento de sua candidatura ao governo do Rio. A informação foi publicada nesta segunda-feira (5) pela revista Veja.


A movimentação ocorre porque os 274 mil votos recebidos por Garotinho podem decidir se haverá segundo turno no estado. Douglas terminou a eleição com 4,27 milhões de votos e 49,27% dos válidos, contra 42,76% de Eduardo Paes (PSD). Garotinho recebeu 3,17%.


O TRE-RJ indeferiu o registro de Garotinho por entender que seus direitos políticos permanecem suspensos em razão de condenação por improbidade administrativa. O ex-governador recorreu ao TSE e contesta esse entendimento.


Se o indeferimento for mantido e os votos de Garotinho deixarem de integrar o total de votos válidos, Douglas passa de 49,27% para aproximadamente 50,89%, percentual suficiente para ser declarado eleito no primeiro turno. Caso os votos sejam validados, permanece o segundo turno contra Paes, marcado para 25 de outubro.


É justamente aí que entra a articulação política. A desistência do recurso retiraria a iniciativa de Garotinho de tentar reverter no TSE a decisão que barrou sua candidatura. A jurisprudência eleitoral admite a desistência de recurso antes de seu julgamento, embora os efeitos processuais concretos ainda dependam da análise da Justiça Eleitoral.


O movimento produz uma situação curiosa. Na véspera da eleição, Garotinho admitiu apoiar Douglas, embora “contrariado”, num eventual segundo turno. Douglas respondeu dizendo não haver conversa nem “compatibilidade nas ideias” entre os dois grupos.


Passada a votação, uma decisão de Garotinho pode ajudar Douglas a chegar ao Palácio Guanabara sem precisar disputar o segundo turno.


Nos siga no Instagram AQUI e BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.



Comentários


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page