top of page

Reinauguração de escola é vitória pessoal de Diego São Paio



Ontem (16), a prefeitura entregou aos moradores do Jardim Catarina uma escola nova e bem equipada depois de quase seis anos de obras que nunca terminavam.

A escola Nicanor Ferreira Nunes sofreu danos gravíssimos em sua estrutura em 2010 nas enchentes que castigaram o bairro. Por conta das avarias foi necessário erguer um novo prédio no mesmo terreno. As obras recomeçaram em março com previsão inicial de entrega do prédio em junho.

A prefeitura antecipou em 1 mês a finalização das obras. E isso se deve ao esforço do secretário de Educação Diego São Paio, que foi à Brasília e conseguiu recursos federais utilizados na escola.

O jovem secretário de Educação impôs uma filosofia de trabalho estranha à cultura administrativa da prefeitura, e isso assustou (e irritou) muita gente. Sem ter acesso às informações no período de transição, teve que implantar, como gosta de dizer, um 'choque de gestão', que resultou no mapeamento da real situação organizacional da secretaria.

E o bicho era feio demais. Sabendo que não teria força política para promover as mudanças necessárias na pasta, procurou nas representações classistas dos professores, conselhos e ministério público o respaldo para mexer em assuntos delicados que envolviam a demissão ou realocação de pessoal dentro da secretaria e a revisão dos contratos vigentes, a maioria deles superfaturados.

Segundo dados da secretaria de Educação, só na sede haviam lotados mais de 700 funcionários, a maioria fantasmas, com super-salários que chegavam a 12 mil reais em alguns casos. No Ernani Faria, foram descobertos nomeados 92 inspetores que jamais apareceram na escola para trabalhar. Uma farra.

Ainda segundo a secretaria, contratos de prestação de serviços não eram realizados. Em média, dos que restaram, tiveram uma redução de 30% nos seus valores de face. O mais significativo foi o contrato da merenda, que caiu de 1,7 milhão/mês para 800 mil reais. Motivo de denúncias graves na gestão passada, agora a reclamação é outra: da merenda estragar em algumas escolas que estão sem profissionais de cozinha.

Não há crise de abastecimento, mas de pessoal, que a secretaria espera sanear até o final do semestre. Professores de Português, aprovados no último concurso, já foram convocados, após acordo firmado entre Sepe e ministério público.

As aparentes virtudes da gestão Diego São Paio, por sua vez, não tem sensibilizado alguns vereadores. Há uma corrente forte dentro da casa legislativa para derrubar o secretário, vocalizado pelo então líder do governo Nanci, José Carlos Vicente, que o acusou de 'fazer oposição' sistemática às solicitações - nem sempre republicanas, diga-se - dos parlamentares.

Os vereadores governistas Eduardo Gordo e Iza Deolinda engrossam o coro e não fazem questão de esconder seu descontentamento com o secretário nas sessões da Câmara, por vezes o acusando de aparelhamento do órgão com o seu grupo político.

Durante duas semanas, acreditava-se como certa a demissão de São Paio pelo prefeito sob pressão dos parlamentares e do eterno vício do fisiologismo. Por isso a reinauguração da Nicanor foi tão importante e simbólica para o secretário, que pelo menos por enquanto retira do seu pescoço a espada que quase arrancou-lhe prematuramente a cabeça.

Na reinauguração ocorrida ontem diversas personalidades do mundo político estiveram presentes, inclusive o próprio prefeito Jose Luiz Nanci, vereadores e boa parte do secretariado. Foi uma demonstração de solidariedade, mesmo que involuntária, a Diego São Paio, que se empenhou pessoalmente na execução das obras da escola, seu primeiro ato de gestão que se materializa, literalmente, a contragosto dos seus adversários.

A partir de ontem, com a cabeça conservada em cima do pescoço, Diego São Paio pode vislumbrar sair um pouco da esfera administrativa para a política, e assim pavimentar sua candidatura a deputado em 2018.

É um novo ciclo. Mas ciclos na política não sabemos muito bem nem a duração e aonde vai dar.

Gostou? Curta a página Daki no facebook aqui e fique bem informado.


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page