top of page

Dez milhões de pessoas curtiram o carnaval no Rio; 50 foram presas, diz porta-voz da PM

Durante a folial, 12,5 mil homens trabalharam no esquema especial de segurança. A PM apreendeu mais de 350 armas brancas nos pontos de bloqueio e revista que foram realizados nos megablocos e nos desfiles na Marquês de Sapucaí

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Dez milhões de pessoas curtiram o carnaval no Rio de Janeiro, segundo a Polícia Militar. Ao todo, 740 pessoas foram presas durante o período. Além disso, a PM apreendeu mais de 350 armas brancas nos pontos de bloqueio e revista que foram realizados nos megablocos e nos desfiles na Marquês de Sapucaí. Durante todo o carnaval, 12,5 mil homens trabalharam no esquema especial de segurança. O porta-voz da PM, major Maicon Pereira, disse que o diferencial, este ano, foi o sistema de reconhecimento facial, que conseguiu prender mais de 50 pessoas.



A Secretaria Municipal de Saúde também fez um balanço da operação carnaval 2025. Foram 3.939 atendimentos nos postos médicos pré-hospitalares montados para atender o público nos blocos e no sambódromo, tanto durante os desfiles, quanto nos ensaios técnicos.


Durante as sete noites de desfiles na Sapucaí, incluindo série Ouro, Grupo Especial e escolas mirins, foram 2.770 pessoas atendidas, com 172 remoções. Já no carnaval de rua, foram 637 atendimentos desde o primeiro fim de semana de fevereiro, com 108 remoções.


A maior parte dos pacientes apresentava torções de tornozelo, traumas por quedas, contusões, cortes, e intoxicação por bebida alcoólica em excesso. Mais especificamente no sambódromo, tanto nos ensaios quanto nos desfiles, foram comuns também casos de mal-estar e pico de pressão devido ao esforço na apresentação na avenida.


A Secretaria de Ordem Pública informou que apreendeu cerca de 600 produtos irregulares, como bebidas diversas e garrafas de vidro, cuja venda é proibida por questões de segurança. Também foram apreendidos três coletes e crachás de identificação de ambulantes oficiais sendo utilizados por terceiros.


Nas fiscalizações de trânsito foram aplicadas 70 autuações, além de 64 remoções e 147 multas por estacionamento irregular.


Já a Comlurb informou que recolheu 71,4 toneladas de resíduos do Sambódromo somente neste fim de semana, após o desfile das escolas de samba mirins e do Desile das Escolas Campeãs do Grupo Especial. Os blocos de rua geraram 30,2 toneladas de resíduos, com destaque para o Bloco da Anitta, que sozinho gerou 7,6 toneladas.


Camarotes autuados


Sete camarotes foram autuados durante os cinco dias de desfiles na Marquês de Sapucaí. Ao todo, a Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor e o Procon descartaram cerca de 50kg de alimentos impróprios para consumo -- vencidos ou com embalagem sem etiqueta de validade.


No sábado de Desfile das Campeãs, dois camarotes foram autuados por falta de acessibilidade, ausência de cartazes obrigatórios e produtos sem preço visível.


Antes, em outros cinco camarotes e em uma empresa de buffet foram encontradas irregularidades como falta de acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida; e alguns pontos não tinham nem alvará de funcionamento.


Na Sapucaí, os agentes atenderam quase 4 mil consumidores que reclamaram sobre a entrega de produto diferente daquilo que foi vendido e falta de clareza nas informações.


*Com informações CBN


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Comentários


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page