top of page

Primeiro dia útil do Jaé tem filas em pontos de recarga e problemas no aplicativo

Houve casos de pessoas que não conseguiram carregar o QR Code. Já outras recarregaram a conta, mas o saldo não apareceu


Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Apesar da situação mais tranquila do que no fim de semana, passageiros voltaram a enfrentar problemas no primeiro dia útil de obrigatoriedade do Jaé no transporte público municipal do Rio. 


Para muitos, o aplicativo não funcionou. Houve casos de pessoas que não conseguiram carregar o QR Code. Já outras recarregaram a conta, mas o saldo não apareceu.


Na manhã dessa segunda-feira (4), os terminais com pontos de venda e recarga também ficaram lotados. Isso porque quem ainda não recebeu o cartão físico e não conseguiu concluir o cadastramento precisa comprar o cartão avulso, da cor verde, que não é vinculado a nenhuma conta. 


Filas foram formadas em pontos como o BRT do Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, e no Terminal Paulo da Portela, em Madureira na Zona Norte. Lá, uma das máquinas ainda deu problema. Alguns passageiros chegaram a esperar cerca de 45 minutos.


No início da manhã, o prefeito Eduardo Paes afirmou que nenhum passageiro vai deixar de embarcar, caso seja comprovado que houve um problema técnico no sistema do Jaé. 


Ainda segundo Paes, algumas adaptações foram feitas em relação à operação do último sábado (2), quando passageiros chegaram a pular as catracas, por causa dos problemas.


Ainda segundo Paes, agentes da Prefeitura estão espalhados por estações e terminais de transporte para solucionar problemas e garantir que todos consigam embarcar.


Desde o fim de semana, o uso da Já é se tornou obrigatório para todos os passageiros nos ônibus municipais, no VLT, BRT, nas vans e cabritinhos. Apenas quem tem direito ao benefício do Bilhete Único Intermunicipal pode usar o Riocard nos ônibus. O Jaé também já está sendo aceito no Metrô. 


Cerca de 75% dos embarques estão sendo feitos com o Jaé, segundo a Prefeitura. A expectativa é que a taxa chegue a 85%.


Idosos que ainda não se cadastraram no sistema podem acessar os transportes públicos apresentando um documento com foto. Os postos de atendimento do Jaé continuam funcionando das 7 às 19 horas.


*Com informações Band News


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Comentários


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page