top of page

Mulheres encerram em grande estilo projeto 'Cidade d'ELAs' nesta sexta (22)

Evento, que celebra protagonismo feminino em São Gonçalo, será realizado no IFRJ, em Neves, com várias atrações


Participantes do Projeto na FFP-UERJ onde foi realizada a conferência livre das mulheres/Foto: Divulgação
Participantes do Projeto na FFP-UERJ onde foi realizada a conferência livre das mulheres/Foto: Divulgação

Na próxima sexta-feira, 22 de agosto, a partir das 17h, o auditório do IFRJ em São Gonçalo sediará o evento de encerramento do projeto Cidade d’ELAs, realizado pelo Coletivo ELA.


O Cidade d’ELAs, que reuniu mulheres da cidade em diversas atividades ao longo de 1 ano, será celebrado com a presença da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), responsável pela indicação da emenda parlamentar que viabilizou o projeto, e da deputada estadual Elika Takimoto (PT), além de coletivos parceiros e lideranças locais.


O evento incluirá o lançamento do livro "Cidade d’ELAs" (ed. Mapa das Letras), a exibição de um curta-metragem produzido pelo projeto Vozes Femininas (AB Filmes), a apresentação de uma cartilha guia e de uma cartografia social feita em parceria com a UERJ/FFP.

O auge do encontro será a entrega de certificados às participantes das oficinas, coroando um processo de fortalecimento de redes de solidariedade e resistência no território gonçalense.


De acordo com as organizadoras, o projeto é um marco histórico por ter criado um espaço de voz, memória e ação para as mulheres de São Gonçalo, deixando um legado de ferramentas para a construção de um futuro mais justo e plural na cidade.


“O Cidade d’ELAs é mais que um projeto: é um marco histórico. Pela primeira vez, construímos juntas um espaço de voz, memória e ação para as mulheres de São Gonçalo, criando ferramentas que ficam como legado para o futuro”, destacou a pedagoga Graciane Volotão, coordenadora do Coletivo ELA, que idealizou o Cidade d’ELAs.


Graciane Volotão no filme que será exibido no evento/Foto: Reprodução AB Filmes
Graciane Volotão no filme que será exibido no evento/Foto: Reprodução AB Filmes

Um dos legados do Cidade d'ELAs é a 1ª Conferência Livre de Mulheres em São Gonçalo, realizada na FFP-UERJ em junho, que elegeu três delegadas que participarão da Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres em setembro.


O Cidade d’ELAs foi viabilizado por meio de uma emenda parlamentar em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).


Serviço

O quê: Evento de encerramento do projeto Cidade d’ELAs

Quando: Sexta-feira, 22 de agosto, às 17h

Onde: Auditório do IFRJ - São Gonçalo

Presenças: Benedita da Silva e deputada Elika Takimoto

Programação: Lançamento de livro, exibição de curta, apresentação de cartilha, cartografia social e entrega de certificados.

Importância: Celebra e coroa um projeto histórico que empoderou mulheres e criou ferramentas para um futuro mais justo em São Gonçalo.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.


Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Comentários


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page