top of page

Rússia está pronta para guerra mundial: 'Não permitiremos ameaças', diz Putin

Afirmação foi feita durante os desfiles do Dia da Vitória

Presidente da Rússia, Vladimir Putin. Foto: Divulgação
Presidente da Rússia, Vladimir Putin. Foto: Divulgação


Durante o desfile dos 79 anos da vitória soviética contra os nazistas, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, destacou a prontidão das armas nucleares de Moscou, em meio à tensão com o Ocidente devido à guerra do país contra a Ucrânia que já dura mais de 2 anos.

“A Rússia fará todo o possível para evitar um confronto global, mas, ao mesmo tempo, não permitiremos que ninguém nos ameace. Nossas forças estratégicas (nucleares) estão sempre em alerta”, disse.


Putin liderou o desfile militar na Praça Vermelha em 9 de maio para celebrar o ‘Dia da Vitória’, com a participação de mais de 9.000 militares, veículos blindados e outros equipamentos militares.


Com batalhões marchando e equipamentos militares em exibição, o céu clareou brevemente para permitir um sobrevoo de aviões de guerra, deixando um rastro de fumaça nas cores da bandeira russa. Em outro sinal de tensão com o Ocidente, Putin recentemente ordenou exercícios nucleares táticos perto da fronteira com a Ucrânia, em resposta às “ameaças” ocidentais.


Putin acusou o Ocidente de querer “esquecer as lições” da 2ª Guerra Mundial e afirmou que a Rússia rejeita “a pretensão de exclusividade” de qualquer governo ou aliança. Desde o início do ano, a Rússia intensificou os ataques contra a infraestrutura civil ucraniana, utilizando bombas planadoras, mísseis balísticos de curto alcance e drones.


No dia 9 de maio, duas pessoas morreram em bombardeios russos em Nikopol, no sul da Ucrânia. Ao mesmo tempo, a Ucrânia impôs restrições ao fornecimento de energia devido a um ataque em larga escala de Moscou à infraestrutura elétrica de Kiev.


O desfile na Praça Vermelha foi afetado pelas consequências diplomáticas e de segurança da guerra na Ucrânia, com Putin isolado internacionalmente.


De DCM.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.


Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.


POLÍTICA