Google Maps irá trocar Golfo do México por 'Golfo da América' nos EUA
top of page

Google Maps irá trocar Golfo do México por 'Golfo da América' nos EUA

Nos demais países, o nome se manterá como Golfo do México, ou será exibido com os dois nomes, dependendo da política oficial de nomenclatura do país

Golfo do México: Google Maps mudará o nome da região para ‘Golfo da América’ nos EUA. Foto: Reprodução
Golfo do México: Google Maps mudará o nome da região para ‘Golfo da América’ nos EUA. Foto: Reprodução

O Google anunciou em uma postagem nas redes sociais nesta segunda-feira (27) que vai alterar o nome do Golfo do México para “Golfo da América” no Google Maps, assim que a mudança for oficializada pelos órgãos do governo dos Estados Unidos.


A atualização será visível apenas para usuários que acessarem o Google Maps a partir dos EUA. Nos demais países, o nome se manterá como Golfo do México, ou será exibido com os dois nomes, dependendo da política oficial de nomenclatura do país.



“Recebemos algumas perguntas sobre nomenclatura no Google Maps”, declarou a empresa na conta News From Google, na rede social X. “Temos uma prática antiga de aplicar mudanças de nome quando elas são atualizadas em fontes oficiais do governo. Para unidades geográficas nos EUA, é quando o Sistema de Informação de Nomes Geográficos (GNIS) é atualizado.”


A empresa explicou que a política de exibir diferentes nomes oficiais já é uma prática consolidada. “Quando os nomes oficiais variam entre os países, os usuários do Maps veem seus nomes locais oficiais. Todos no resto do mundo veem os dois nomes. Isso se aplica aqui também”, completou o Google.



A proposta de renomear o Golfo do México para “Golfo da América” foi defendida pelo presidente Donald Trump antes mesmo de tomar posse.


O republicano argumentou que o novo nome seria uma questão de justiça e ainda destacou que “Golfo da América” seria mais bonito. No dia de sua posse, em 20 de janeiro, Trump assinou uma ordem executiva determinando a troca do nome.


O que é o Golfo do México?

O Golfo do México, o maior golfo do mundo, abrange uma área de aproximadamente 1,55 milhão de km² e é cercado por terras da América do Norte e da América Central. Com um subsolo rico em petróleo, a região é essencial para a indústria marítima e o comércio dos EUA. Além do território norte-americano, o golfo também banha o México e Cuba.


Na ordem que oficializa o novo nome, Trump justificou que o golfo é uma artéria histórica para o comércio dos EUA e permanece vital para o país.


A presidente do México, Claudia Scheinbaum, minimizou o decreto e afirmou: “Vale só para seu território continental. Para nós e para o resto do mundo inteiro segue sendo o Golfo do México.”


No início deste mês, a presidente mexicana também sugeriu, em tom de brincadeira, que a América do Norte, incluindo os Estados Unidos, fosse renomeada como “América Mexicana” – um nome histórico usado em um mapa antigo da região.


Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page