Lutar pela retomada da Indústria Naval é lutar por São Gonçalo
top of page

Lutar pela retomada da Indústria Naval é lutar por São Gonçalo

Por Oswaldo Mendes 

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

São Gonçalo, há anos, vem perdendo e lutando por melhorias na qualidade de vida da população, mas ao mesmo tempo se vê uma crescente na violência e fuga de cidadãos para as cidades vizinhas, principalmente Maricá, Niterói e Itaboraí.


A mobilidade pública está sendo muito prejudicada com a não inclusão da Linha 3 do Metrô em processos reais de implementação; O MUVI não é Metrô, todos sabemos! A ligação de Barcas São Gonçalo-Rio nunca sequer saiu do papel. Há muitos interesses em jogo.

           

Não discutiremos nesse documento os motivos que levaram Rio de Janeiro e Marica a terem discordâncias, que considero que podem ser superadas, quanto ao Royalties.

           

Nosso caso aqui é a discussão sobre a retomada da Indústria Naval, pois sobre essa temática todos perdem e as fronteiras são apenas ilusão do fracasso mútuo e dolorido.

           

Desde 2014 a Indústria Naval vem sofrendo um apagão. Só relembrando que, já acontecera em outras épocas, onde um mutirão de pessoas e organizações deram as mãos para alavancar essa importante indústria e segmento.

           

É necessário que aconteça de novo.

           

Há licitações acontecendo e as Empresas do RJ devem estar aptas a concorrerem, pois o mercado de construção de barcos, plataformas e navios muito se alterou. Atualmente o RJ tem concorrentes para construção de navios no Sul do país, Bahia e Pernambuco, por exemplo, e se não agirmos, iremos perder o “Trem da História”.

           

São Gonçalo, Niterói, Rio, Magé e Duque de Caxias e Maricá se completam com pessoal qualificado, diversos estaleiros, escolas e centros de excelência como o Henrique Lage e Senai e uma Baía gigantesca, estradas Universidades e material. Não podemos deixar passar as oportunidades.

           

Muito nos chama a atenção da licitação do dia 15 deste mês de maio, onde será definido o local da construção desses navios. A Licitação é Nº 7004344317.

             

O processo se refere a Petrobras Transporte S.A - Transpetro, que em nome da Petrobras, informa que abriu licitação para aquisição de 8 (oito) navios destinados ao transporte de gás liquefeito de petróleo (“GLP”) e amônia. Divulgado na edição 34 do diário oficial da união (DOU) de 18/02/2025.


(LOTE A): Aquisição de 3 (três) navios para transporte de GLP e amônia, semirrefrigerados, com 10.000 m³ de carga (Classe 79).


(LOTE B): Aquisição de 3 (três) navios para transporte de GLP pressurizados com 7.000 m³ de capacidade de carga (Classe 78) e 2 (dois) navios para transporte de GLP pressurizados com 14.000 m³ de capacidade de carga (Classe 84). Fonte: https://transpetro.com.br/transpetro-institucional/noticias/aviso-de-licitacao-4028908D942811330195291DF817705F-00.htm , acessado em 06/05/2025.

           

Há, ainda em curso, encabeçada pelo Prof. Doutor José Rodrigues de Farias Filho, Diretor Geral da Escola de Engenharia da UFF, e outras Lideranças, reunião para discutir o assunto da Retomada da Indústria Naval. A matéria pode ser lida no link: https://www.instagram.com/p/DI37Py5Rrs9/?igsh=MWo3ZzJvZmZsaXRmOQ%3D%3D , acessado em 06/05/2025.


           

Deve se ressaltar, também, a importância e esforços nesse sentido da Comissão Estadual da Indústria Naval, Empresários, do Governo Federal, da Engenharia da UFF, da Câmara Municipal de Niterói e de São Gonçalo, dos Poderes Executivos das cidades envolvidas, assim como Sindicato do Metalúrgico.

           

A região precisa continuar a progredir. Há muito a se fazer e caminhar, mas as Tomadas de Decisão devem acontecer para que se alcance os Objetivos planejados. O prazo é curto, mas a vontade de vencer, cumprindo todas as regras legais, é maior.


“Vem, vamos embora, que esperar não é saber

Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”


 Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Oswaldo Mendes é Engenheiro Elétrico e de Segurança do Trabalho.

 

 

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page