Haddad nega pacote e diz que governo adotará medidas para cumprir meta
- Jornal Daki
- 15 de mai.
- 2 min de leitura
Segundo o ministro Haddad, não existe um novo pacote fiscal, mas que o governo avalia medidas para garantir o cumprimento da meta em 2025

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, negou, nesta quinta-feira (15/5), a existência de um novo pacote fiscal. Segundo ele, o governo federal apresentará apenas medidas para garantir o cumprimento da meta fiscal deste ano, dentro das regras do arcabouço fiscal — como é chamada a nova forma de controle de endividamento público brasileiro.
“As únicas medidas que estão sendo preparadas, para levar ao conhecimento do presidente, que seria hoje [quinta-feira], mas em função do falecimento do Mujica [ex-presidente do Uruguai] passou para semana que vem, são medidas pontuais para cumprimento da meta fiscal, como fizemos no ano passado”, informou Haddad a jornalistas.
“Não dá nem para chamar de pacote, porque são medidas pontuais, nenhuma de escala, voltadas exclusivamente para o cumprimento da meta fiscal”, reforçou o ministro.
O titular da Fazenda afirmou que o governo estuda medidas voltadas “exclusivamente para o cumprimento da meta fiscal”. A meta fiscal para 2025 é de déficit zero — equilíbrio entre despesas e receitas —, com banda que permite um déficit de até R$ 31 bilhões.
Vale lembrar que o arcabouço fiscal tem uma banda (intervalo de tolerância) que permite um rombo de até 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
Em 2024, foi registrado um déficit primário de R$ 43 bilhões, o equivalente a 0,36% do PIB. Ainda assim, a meta fiscal do ano passado foi cumprida, pois a lei permitia algumas exclusões do cálculo final e um rombo limitado.
Ele disse que, neste ano, a equipe econômica vem se debruçando para identificar “onde estão alguns gargalos e problemas, tanto do ponto de vista da despesa como da receita, e vamos apresentar para o presidente [Lula]”.
*Com informações Metrópoles
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.
Comentários