top of page

Idoso de 93 anos é estudado por cientistas antienvelhecimento na Irlanda; entenda

Morgan começou a se exercitar por volta dos 70 anos e já remou o equivalente a quase 10 vezes ao redor do mundo

Richard Morgan tem 93 anos e faz exercícios físicos há 20 anos. Foto: Reprodução
Richard Morgan tem 93 anos e faz exercícios físicos há 20 anos. Foto: Reprodução


DCM - Cientistas estudam o irlandês Richard Morgan, que tem 93 anos e um motor aeróbico de uma pessoa de 30 anos. O idoso tem o corpo composto por 80% de músculos e apenas 15% de gordura, e está sendo investigado por estudiosos que buscam descobrir segredos para a longevidade.


Morgan começou a se exercitar por volta dos 70 anos e já remou o equivalente a quase 10 vezes ao redor do mundo, vencendo quatro campeonatos mundiais de remo. Ele treina por cerca de 40 minutos por dia, sendo 30 quilômetros de remo e outros exercícios como musculação com pesos.



Pesquisadores da Universidade de Limerick, na Irlanda, têm registrado sua atividade cardíaca, pulmonar e muscular enquanto rema. Sua condição foi detalhada em um estudo de caso no Journal Of Applied Physiology.


Segundo os pesquisadores, seu pulso atingiu um pico de 153 batimentos por minuto, o que ultrapassa a frequência cardíaca máxima prevista para sua idade e fica entre os mais altos registrados na faixa de pessoas com 90 anos.



Para os cientistas, o resultado indica que ele tem um coração muito forte. Philip Jakeman, professor de envelhecimento saudável, desempenho físico e nutrição na universidade, aponta que “é incomum ver um nonagenário em condições físicas tão primitivas”.


Morgan é ex-fabricante de baterias e padeiro. Ele começou a praticar exercícios há menos de 20 anos e se tornou um exemplo fitness, com uma dieta rica em proteínas, que contribuem para a construção de músculos e na manutenção de um metabolismo acelerado.


Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page