As contribuições da GRESU Porto da Pedra para o Brasil
- Jornal Daki
- há 5 minutos
- 5 min de leitura
Por Oswaldo Mendes

Oito de março. A data que une o Dia Internacional da Mulher e a fundação do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra, a qual fará 48 anos nos próximos dias.
Ressalte-se que a cidade de São Gonçalo é, há muito tempo, conhecida como celeiro para esportes como o futebol e handebol e outras áreas culturais, desde a música, passando pelo teatro.
A cidade já foi conhecida como a Manchester Fluminense, nos idos de 1940, mas esse tempo passou e as autoridades não acompanharam as mudanças ou não quiseram acompanhar.
Em função de estar próximo a capital, Rio de Janeiro, e ter loteamentos baratos – mas sem nenhuma estrutura ou saneamento, a cidade viveu um processo de superpopulação. Crescimento desordenado e organização política baseado na manutenção do “status quo”, em troca de favores e populismo, tendo como efeito a violência.
O sistema organizacional da cidade é, há décadas, de direita, excetuando o Governo de Edson Ezequiel. A imprensa local, por muitos anos foi dominada através do poder econômico, consequentemente os atos da oposição não eram divulgados.
Para fechar esse modelo, membros de igrejas pentecostais assumem o poder e alguns saem em caça às bruxas.
Com a desculpa de que haveria mais dinheiro para a saúde e educação, zeram toda a verba para festas não condizentes aos conceitos desses mandantes, na verdade, uma ruptura, cerceamento.
Quem falasse de cultura na cidade era endemoniado. O extremismo assumiu o poder na cidade, deixando de lado um histórico decenal de respeito mútuo entre opositores. Na cidade, os opositores se falavam, conversavam e havia dialogo uns aos outros, e não ódio. Nisso citamos o gigantesco ex-deputado Dr. Osmar Leitão Rosa, falecido em 18 de outubro de 2025.
A cidade é reconhecida pelas obras do Palhaço Carequinha – falecido em 5 de abril de 2006; pelo Tapete de Sal – considerado o maior da América Latina e pela GRESU Porto da Pedra.
Claro que já tivemos a Portela no Mauá, bailes à fantasia no Tamoio ou o GRES Camisolão tetracampeão em Niterói, mas passou. Tudo acabou!
A GRESU Porto da Pedra é considerada Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de São Gonçalo, pela Lei municipal n⁰ 152/2022. Também reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial a Ala de Compositores da GRESU Porto da Pedra pela Lei n⁰ 1485/2023, publicada no Diário Oficial de 29/09/2023.
Ressalve-se que a Procissão de Corpus Christi e a Confecção do Tapete de Sal também é reconhecida como Patrimônio Público Cultural e Religioso, desde 2005, pela Lei 12/2005, publicada no Nosso Jornal de Notícias – órgão oficial da época – em 31/05/2005 e republicado em 13/07/2005, proposta de lei do então Vereador Miguel Moraes, do Partido dos Trabalhadores – PT.
Voltando para o Samba, qual seria a Missão de uma Escola de Samba na atualidade?
Tem agremiação que faz temas denominados “água com açúcar” os quais não acrescem nada à Sociedade. Fazer enredos de socialite ou influencer; artistas da atualidade ou mesmo de um objeto.
Há agremiações que buscam fazer com que a Sociedade pense, conheça, revise, descubra novas visões e olhares e aqui se insere a Porto da Pedra.
Aquela que Jesus não a julgou e pediu que atirassem a primeira pedra ainda é estigmatizada, muitas vezes, violentada e morta e cunhada de preconceitos.
Nesse momento busco o CBO – Código Brasileiro de Ocupações e encontro os Profissionais do Sexo definidos como: 5198-05. É profissão. Daí em diante deve-se ter respeito às opções de outrem.
Falar sobre a violência, num palco onde é transmitido para mais de 170 países tem que ter muita clareza e saber que haverá retaliação. Exemplificando, no ano de 1998, o enredo da Porto da Pedra foi Samba no pé e mãos no alto: Isto é um assalto. O qual discutia um problema crônico da cidade à época. Notemos como esse tema ainda é adequado aos nossos dias.
Falar sobre questões ambientais, nos dias de hoje, para jovens e adultos é sempre importante. Colocar no seu samba o trabalho que tiveram e como consequência as mortes de Dom e Bruno Pereira, muito contribui à Sociedade e para a cidade. É só notar os alagamentos que atualmente nos afligem.
Em Escolas de Samba todos e todas são aceitos e aceitas. Uma agremiação começa a morrer quando inicia o processo de abandono e a esquecer seus pilares: Seus Segmentos, Sua Comunidade que representa, e respeito à Ancestralidade.
Quanto a Galeria da Velha Guarda, ela tem a responsabilidade de ser os Guardiões da Bandeira da Agremiação.
A Porto da Pedra, até nos momentos mais difíceis, na maioria das vezes sem qualquer publicidade, vem fazendo com que seu lema seja cumprido com todo o rigor: Paixão e Orgulho de São Gonçalo.
Uma Escola de Samba inicia seu carnaval escolhendo um tema, uma história, um conto, etc.
A partir desse ponto, busca-se referências e emite-se um documento denominado Sinopse, na maioria das vezes, emitido pelo carnavalesco da Agremiação ou a quem ele determinar, o qual é o caminho que a agremiação pretende seguir. Assim acontece um complexo processo de dialogicidade e um turbilhão de discussões, interna e externamente, de sites e pessoas interessadas no assunto e na matéria. O Mundo do Samba fervilha!
Essa sinopse é entregue aos seus Compositores, os quais fazem o samba que será levado à avenida.
Em suma, o desfile de uma agremiação carnavalesca é um processo que se inicia com uma ideia, cronológica ou não, que deve representar na avenida o que foi descrito na sinopse.
Sem o pleno conhecimento da Sinopse é impossível analisar plenamente as propostas da Agremiação.
A GRESU Porto da Pedra vem, há décadas, fazendo esse processo e já apresentou temas como: Lunário Perpétuo; Mãe Stella de Oxóssi; A invenção da Amazônia; A história da Borracha que o Tempo não Apagou e o desse ano denominado – Das mais antigas do Mundo. O doce amargo beijo da noite.
Notem que os enredos da Porto da Pedra são de interesse amplo da Sociedade, apresentando a São Gonçalo, de forma positiva e inteligente, para mais de 170 países, como já foi escrito acima.
São poucas coisas na cidade que não são lidas nas páginas policiais, dentre elas os desfiles e as ações da Porto da Pedra.
Linda foi a homenagem ao saudoso Compositor Fernando Macaco, na avenida.
Por mais temas críticos e elucidativos para a Sociedade essa é sua Missão!
Parabéns à Agremiação, ao Presidente, vice-Presidente, Presidente de Honra e Segmentos. Parabéns GRES Unidos do Porto da Pedra.
Nos siga no BlueSky AQUI.
Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.
Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.
Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

Oswaldo Mendes é professor.


















































