O que você tem Papai Noel
top of page

O que você tem Papai Noel

SÃO GONÇALO DE AFETOS


Por Paulinho Freitas

ree

Esta pergunta eu  faço todos os anos ao ver todo mundo se preparando para o Natal. Porque todo mundo gosta de Papai Noel, até aqueles que ele não visita e nunca deixou nada nem na árvore e nem no sapatinho. Mas todo mundo, até os adultos ficam com os olhos brilhando quando vê alguém com aquela fantasia vermelha e branco. A mim, que eu me lembre, nunca me deu nada. As poucas vezes que acordei com um presente na árvore, foi alguém da família que comprou.


Não vou ficar falando aqui que ele não existe, porque é chover no molhado, eu mesmo já o vi no céu, passando imponente sem me notar, confirmando a minha invisibilidade. Essa história eu já contei aqui há alguns natais atrás. No fundo todo mundo tem esperança e acredita que na noite de natal ele vai passar. Pela manhã se percebe que ele não veio.


Alguns riem de si mesmo, pela inocência, outros não demonstram, mas ficam decepcionados, tem gente que chega a chorar escondido, porque pode até ter muito dinheiro, mas o que ele quer, o dinheiro não compra, só Papai Noel pode trazer. 


Tem criança que cresce depressa e cedo aprende que se não correr atrás, não vai ganhar nada. Aí fazem uma cartinha e entregam nos correios. Pode até ser que não venha o que ela pediu, mas uma lembrancinha sempre vem. Outras são mais inocentes e puras, anjos sem maldade que todos os anos colocam os sapatinhos na janela.


Pela manhã descobrem que mais uma vez Papai Noel não veio. Talvez o GPS o tenha colocado numa rota errada, foi assaltado e não pode vir. (Ah a modernidade! Papai Noel com GPS.) Ano que vem ele acerta. Assim  sonham esperançosas. 


Eu, todos os anos, olho pro céu na esperança de vê-lo novamente. Se ele pensa que vou fazer igual a Assis Valente que chorou uma poesia, está muito enganado.  Ele vai escutar muito!   

 

Feliz Natal! 

 

Nos siga no BlueSky AQUI.

Entre no nosso grupo de WhatsApp AQUI.

Entre no nosso grupo do Telegram AQUI.

 

Ajude a fortalecer nosso jornalismo independente contribuindo com a campanha 'Sou Daki e Apoio' de financiamento coletivo do Jornal Daki. Clique AQUI e contribua.

ree

Paulinho Freitas é sambista, compositor e escritor


POLÍTICA

KOTIDIANO

CULTURA

TENDÊNCIAS
& DEBATES

telegram cor.png
bottom of page